NOTÍCIA BOA

Pesquisadores canadenses criam máscara que desativa novo coronavírus

Segundo estudo publicado no The Lancet Microbeo, vírus pode ficar presente na camada externa de máscaras por até sete dias

© REUTERS/Umit Bekta

Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, criaram uma máscara capaz de desativar 99% do novo coronavírus em questão de minutos.

Leia também: Tecido capaz de eliminar o novo coronavírus já está no mercado

A novidade é recebida de forma positiva já que o vírus pode ficar presente na camada externa de máscaras por até sete dias, de acordo com um estudo recente publicado no The Lancet Microbe.

De acordo com informações da Universidade de Toronto, a máscara desenvolvida possui um revestimento antimicrobiano, criado pela empresa I3 BioMedical Inc.

Ainda segundo os pesquisadores, durante os testes, quando o revestimento antimicrobiano estava presente nas máscaras, não era possível recuperar praticamente nenhum vírus infeccioso.

Tecnologia brasileira

Pesquisadores brasileiros da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criaram uma tecnologia semelhante, desenvolvendo um tecido, com tecnologia composta por nanopartículas de prata e sílica capazes de eliminar o coronavírus em dois minutos.

O material já está no mercado e está sendo utilizado na fabricação de jalecos para profissionais de saúde.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias