DIA 22

Lençóis Maranhenses é preparado para concessão

O processo de concessão envolve estudos de viabilidade, planos de manejo, consultas públicas e mais, com critérios técnicos e participação da sociedade

A jornalista de Meio Ambiente e Viagens, Shannon Sims, descreve a sua experiência no Parque e as lagoas que, para ela, são “sobrenaturais”. (Foto: Reprodução)

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, anunciaram as ações preparatórias para a concessão de oito unidades de conservação federais (UC), sendo uma delas o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Os editais para estudos serão lançados ao longo da semana do dia 22 de fevereiro.

Além dos Lençóis Maranhenses, outras UC foram contempladas: Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS), Parque Nacional de Brasília (DF), Parque Nacional de Ubajara (CE) e Floresta Nacional de Brasília (DF).

Os editais para a contratação de estudos serão lançados no âmbito de parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Concessões de parques

A agenda de concessões de parques nacionais do Ministério do Meio Ambiente tem 18 parques encaminhados para concessão, em diferentes estágios do processo. Em janeiro deste ano, foi realizado o leilão para a concessão dos parques de Aparados da Serra e Serra Geral, com quatro vezes mais interessados que a média de outras concessões e R$ 260 milhões previstos em investimento.

Além de fortalecer a proteção do meio ambiente, o novo modelo de concessões do MMA tem como objetivo aprimorar os serviços e a experiência turística, fomentando a educação ambiental, gerando emprego e renda no entorno e avanços na infraestrutura da região.

O processo de concessão envolve estudos de viabilidade, planos de manejo, consultas públicas e mais, com critérios técnicos e de participação da sociedade.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias