Reprodução

A judoca e campeã olímpica, Sarah Menezes, desembarca no Maranhão no próximo fim de semana, onde participa do lançamento da nova etapa do projeto São Mateus do Amanhã, promovido pelo Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA). O evento acontece sábado, 15, no Ginásio José Ovídio da Silva Dias, centro de São Mateus, cidade distante 180 km de São Luís.

O projeto atende 70 crianças de escolas públicas e que vivem em situação de vulnerabilidade. Por meio da prática esportiva do judô, o projeto visa contribuir para o processo formativo, o desenvolvimento físico e social, assim como, melhorar a qualidade vida dos jovens da cidade. Além da prática esportiva, os pequenos atletas são monitorados por uma equipe multiprofissional, que acompanha o rendimento físico, nutricional e odontológico de todos eles.

Divulgação

Em visita às instalações do Grupo O Imparcial, na manhã desta quarta-feira, 12, o presidente do ICE-MA, Gustavo Almeida, contou que, nesta nova etapa, o projeto tem o patrocínio da Cemar, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. “Isso permitiu que pudéssemos ampliar o número de participantes e também de dias que a prática é oferecida. Estamos em um espaço maior, com tatame novo, o mesmo que foi usado nas olimpíadas e com kimonos que são próprios tanto para competições, quanto para treinos”, pontua.

Pedro Henrique Freire, Gustavo Almeida e Pedro Freire

PROJETO

O São Mateus do Amanhã foi lançado em 2017, inspirado pelo projeto Judô Jaracaty, que também foi uma iniciativa do ICE-MA. Atualmente é coordenado pela própria comunidade e beneficia centenas de crianças com aulas de diversas modalidades esportivas, além do judô. O modelo é exitoso e já rendeu títulos aos novos judocas de São Mateus: na primeira competição que participaram – a Copa Shiroi de Judô – os atletas foram vitoriosos em seis das oito lutas que disputaram.

“Nós do ICE-MA acreditamos que a ação social das empresas pode transformar para melhor a realidade de inúmeras famílias, contribuindo para livrar inúmeras crianças da violência que tem assolado as cidades do interior do estado”, enfatizou o presidente do ICE-MA e idealizador do São Mateus do Amanhã, Gustavo Almeida.