FORMULA 1

FIA divulga calendário provisório da Fórmula 1 com 21 provas e corrida no Azerbaijão

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou nesta sexta-feira um calendário provisório para a temporada 2016 da Fórmula 1. Caso este “esboço” seja confirmado sem alterações, o próximo campeonato da Fórmula 1 terá 21 corridas, com a principal novidade sendo uma prova estreante em Baku, no Azerbaijão, que deve receber a denominação de GP da […]

F1 2015
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou nesta sexta-feira um calendário provisório para a temporada 2016 da Fórmula 1. Caso este “esboço” seja confirmado sem alterações, o próximo campeonato da Fórmula 1 terá 21 corridas, com a principal novidade sendo uma prova estreante em Baku, no Azerbaijão, que deve receber a denominação de GP da Europa, sendo disputado em 17 de julho.
Ao contrário do que costuma acontecer, o campeonato não começará em março, mas no último fim de semana de abril, no dia 3, com a realização do GP da Austrália, seguido por provas na China e no Bahrein, em 10 e 24 de abril, respectivamente.
Há outras novidades, entre elas a volta ao calendário do GP da Alemanha, que ficou de fora do campeonato de 2015 por problemas contratuais e que está programado para ser disputado em 31 de julho.
O GP da Rússia, em 2016, vai marcar o início das provas da Fórmula 1 na Europa, sendo disputada em 1º de maio, no circuito de Sochi, seguido por provas na Espanha e em Mônaco, antes de uma passagem rápida pela América do Norte, com o GP do Canadá.
Depois disso, a Fórmula 1 terá cinco provas na Europa, entre 26 de junho e 7 de agosto, seguido por “férias” de três semanas, encerradas com o GP da Bélgica no dia 28. Em seguida, acontecerá o tradicional GP da Itália, que chegou a estar ameaçado de deixar o calendário, mas agora aparece na lista da FIA.
O GP da Malásia, tradicionalmente disputado no início do ano, passou para a reta final do campeonato, em 25 de setembro, apenas uma semana depois da realização do GP de Cingapura – uma prova no Japão completa uma série de três corridas consecutivas na Ásia.
Na sequência, serão disputadas duas provas na América do Norte, que precederão o GP do Brasil, que, como vem acontecendo nos últimos anos, será a penúltima prova do campeonato, em 13 de novembro, no circuito de Interlagos, em São Paulo. Já a temporada 2016 da Fórmula 1 vai se encerrar em 27 de novembro, com a disputa do GP de Abu Dabi.
 
Sair da versão mobile