CULTURA

São Luís recebe mais uma edição da Semana do Japão

Evento acontece entre os dias 08 e 10 de novembro, com programação especial pelos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil

Foto: Consulado do Japão

Não é preciso percorrer os mais de 16 mil km que separam o Maranhão do Japão para conhecer e encantar-se com a riqueza cultural da terra do sol nascente. Anualmente, o Consulado do Japão em Belém traz um pouco dessas artes para o estado, por meio da Semana do Japão no Maranhão.

A edição deste ano acontece entre os dias 08 e 10 de novembro, com uma programação especial pelos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. Oficinas de Ikebana (arranjo floral), Origami (dobradura de papel), Yukata (vestimenta japonesa típica de verão), Mangá (história em quadrinhos japonês), dança folclórica japonesa, Soroban (ábaco) e Taiko (tambor japones) serão oferecidas de forma gratuita na CEMP-MA.

Yukata (vestimenta japonesa típica de verão)

Já no dia 09, a partir das 16h, os ludovicenses vão poder conferir a apresentação de dança folclórica ao som do tambor, na praça Benedito Leite, no centro da cidade.

Para quem quer ir além, o Governo do Japão oferece bolsas de estudo em diversas modalidades a estudantes e pesquisadores de todo o país. Na abertura da Semana, será apresentado o programa, que terá inscrições abertas no próximo ano, conforme calendário a ser divulgado.

“Os interessados devem enviar os documentos para o Consulado do Japão em Belém pelos correios, sendo que os documentos devem chegar até o último dia de inscrição. Uma comissão avalia os documentos e os selecionados são chamados para fazer uma prova escrita. Caso alcance as notas mínimas exigidas, o estudante ou pesquisador, ganha a bolsa para estudar no Japão”, explica a assessora do Consulado em Belém, Rosa Kamada.

Os requisitos básicos para as inscrições são: ser brasileiro e ter fluência na língua inglesa ou japonesa. Para pleitear a vaga de pesquisador e educação escolar, o candidato deve ter idade inferior a 35 anos no ato da viagem e ensino superior completo. Para as demais modalidades (graduação, escola técnica, curso profissionalizante), a idade é de 24 anos incompletos na data da viagem e é necessário ter concluído o ensino médio.

A Semana do Japão no Maranhão é uma promoção do Consulado, CEMP-MA e Prefeitura de São Luís, com o apoio da Associação Nipo-Brasileira do Maranhão e Tory Brindes.

AULA DE JAPONÊS

Associação Nipo-Brasileira do Maranhão nasceu em 1987, com o intuito de reunir as famílias de imigrantes japoneses que viviam por aqui. Hoje, os associados somam mais de 100, entre japoneses e seus descendentes.

“A associação surgiu porque tínhamos necessidade de nos unirmos e porque queríamos criar uma ponte entre o Maranhão e o Japão, realizando um intercâmbio cultural”, conta Kihoshi Yamada, 67 anos. Ele explica que o conceito de união é algo muito forte no país, onde são educados para não desonrarem o nome da família.

Além do apoio durante a Semana do Japão, a associação oferece todos os sábados aula de japonês e de Shorinji Kempo, arte marcial desenvolvida ao mesmo tempo que a meditação Zazen, visando a autodefesa e melhoria da saúde. O valor cobrado é simbólico, apenas R$ 30.

O endereço da Associação Nipo-Brasileira do Maranhão é rua Armando Vieira da Silva Nº 6, próximo ao Hospital Aldenora Bello.

OFICINAS

Foto: @ozakaorigami

Outro lugar em São Luís em que é possível conhecer um pouco da arte japonesa é o Centro de Cultura Oriental Ozaka. Por lá, acontecem mensalmente oficinas de Origami (dobradura de papel) e Ikebana (arranjo floral). O valor cobrado também é simbólico e varia conforme a oficina. O endereço do centro é rua Vinte e Cinco, Recanto do Turu.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias