SÃO LUÍS

Música lírica no Cineteatro Aldo Leite com Maria Itskovich

Soprano russa apresenta recital de formatura, com repertório cantado em vários idiomas, entre eles latim, alemão, russo, francês, inglês e português

Reprodução

A cantora, atriz, poetisa e professora de música, russa, Maria Itskovich, que está radicada no Maranhão desde o ano de 2006, faz hoje apresentação única do seu Recital de Formatura em Canto Lírico, pela Escola de Música do Maranhão, a partir das 18h30, no Cineteatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga, localizado na Rua Grande, esquina com a Rua do Passeio, no Centro. O recital também marca as comemorações do Dia do Músico, celebrado sempre em 22 de novembro, Dia de Santa Cecília, considerada padroeira dos músicos, data especialmente escolhida pela artista.

Em sua apresentação aberta ao público, Maria Itskovich, que é soprano ligeiro, cantará 12 peças musicais que passeiam pelo período medieval até o contemporâneo em várias idiomas, tais como: latim, alemão, russo, espanhol, italiano, francês, inglês e português, com a participação e orientação do professor de canto Simão Pedro Amaral e da pianista e profª Rose Mary Fontoura, que a cantora teve o prazer de ser acompanhada nos diversos recitais entre os quais concertos da Escola de Música “Lilah Lisboa”, recital do Sesc Partituras, Concerto 50 anos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com performance Nudez (In)Sana, entre outros.

Em entrevista a O Imparcial, Maria Itskovich ressaltou que o Recital de Formatura é fruto dos nove anos dedicados ao estudo da música e do canto lírico que iniciaram em 2009, atendendo aos requisitos da escola. “Comecei os meus estudos com o professor Ciro de Castro e depois eu passei a ser aluna do professor Simão Pedro Amaral. Com o decorrer deste tempo fiz recitais como solista, participei de máster class na escola de música e fora do estado como Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília – Civebra que coincide com a comemoração dos 50 anos da Escola de Música, que contou com 90 professores do país e exterior, além de dois mil participantes, oriundos de vários estados, além de outros”, disse a cantora ressaltando que o evento destina-se ao aperfeiçoamento de compositores, arranjadores, regentes, intérpretes, musicólogos, educadores e estudantes de canto e música.

A formatura de Maria Itskovich, que leciona música na UFMA, também será um marco para o canto lírico maranhense, porque ela será a primeira aluna da Escola de Música do Maranhão a se formar com o novo diploma que tem como base as novas especificações curricular do Ministério da Educação e Cultura que passou por algumas reformulações. Como atriz de teatro e cinema, interpretou a personagem Luna do filme Moleque té Doido 2 e atualmente participa do espetáculo Casamento, adaptação do Bertold Brecht e vem investindo em seu projeto de canções autorais.

VER COMENTÁRIOS
MOSTRAR MAIS