LITERATURA

Como a internet pode influenciar na literatura

A internet é uma ferramenta rápida e instantânea, suas influências e impactos repercutem mundialmente. Devido a tecnologia, as coisas fazem sucesso de forma muito mais rápida e abrangente.

Foto: Reprodução

A internet é uma ferramenta rápida e instantânea, suas influências e impactos repercutem mundialmente. Devido a tecnologia, as coisas fazem sucesso de forma muito mais rápida e abrangente.

E a literatura se beneficia da internet de diversas formas. Uma delas é pela divulgação, que se torna muito mais eficaz e se populariza muito mais rápido, pois pode atingir um público maior.

O público jovem é muito influenciado pelos “entertainers” da internet, os mesmos exercem uma função importante ao fazer vídeos voltados para livros, indicando leituras e incentivando. Há também os que tomaram a liberdade de fazerem seus próprios livros com teor autobiográfico, qual se popularizou recentemente.

A literatura mundial passou por uma extensão de conteúdo, onde abriu portas para os youtubers e outros da área do entretenimento com fins de terem suas próprias obras literárias, entre eles há o nome de Felipe Neto, Viih Tube, Christian Figueiredo, entre outros.

Os youtubers conquistaram um espaço na literatura e acabou revoltando os escritores, por acharem que estavam tomando seu espaço. Contudo, por outro lado seus livros serviram de incentivo para atrair os jovens ao meio literário e tornar uma geração mais envolvida com a literatura.

A internet também possibilitou a praticidade na leitura. A tecnologia está sempre evoluindo e novos métodos estão sempre sendo criados, como o livro digital, que tem como melhor exemplo o kindle, um aparelho que permite aos usuários ler livros, jornais, revistas, além de comprar, baixar e pesquisar. É prático e simples, tornando possível carregar um livro de até mil páginas dentro da bolsa.

O kindle tem vantagens para quem quer economizar espaço com livros, sua iluminação também permite uma boa leitura tanto de dia quanto de noite e os livros digitais saem mais baratos que o físico. No entanto, o que difere essa tecnologia do livro físico é a experiência clássica sensorial que todo bom leitor gosta de ter, como cheirar e sentir os livros em mãos, permitindo uma maior intimidade e interação com livro.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS