FIM DE ANO

Aplicativos para facilitar o seu amigo secreto

Reunir as pessoas para sortear todos os amigos secretos pode ser uma complicação, mas a tecnologia aparece para ajudar a organizar tudo

Reprodução

Esta época do ano é quando acontece o famigerado e, por vezes, constrangedor amigo secreto. Embora seja uma divertida comemoração para juntar os mais chegados, ou sair com o pessoal do trabalho e da faculdade, organizar esse encontro e a troca de presentes pode não ser tão simples assim.

Isso porque nem sempre é possível fazer a descoberta do amigo secreto de forma tão fácil. Os motivos são variados: ou porque alguém mora longe e não pode participar do sorteio. Outro que não consegue (ou não quer) acessar um complexo site para verificar quem saiu com quem e o que quer ganhar de presente. Enfim, são muitas as variáveis que levam a complicar um simples sorteio de amigo secreto.

Por conta disso, selecionamos alguns apps para Android e iOS para ajudar você a organizar o amigo secreto e se esquivar de saias-justas. No final, há uma lista de todos apps citados e as principais características deles para você também ficar por dentro, junto com os links para download.

Um tem Android e o outro iOS

Um dos problemas de se usar um app para fazer o sorteio pode ser obrigar todo mundo a baixar o mesmo programa, o que, por si só, pode ser uma grande dor de cabeça em um grupo grande.

Junto disso, pode ser que um tenha um iPhone e outro um Samsung Galaxy, por exemplo, com sistemas operacionais diferentes. Tudo bem que grande parte dos apps de amigo secreto estão nas duas plataformas, mas a proposta é facilitar. Então, vamos às opções.

Para resolver este problema você pode optar por apps que fazem o seguinte: ou informam o usuário sobre seu amigo secreto por fora da plataforma (por e-mail ou SMS) ou estão nas duas lojas. Opções:

Papelzinho

Este é o app ideal para este caso. Ele está presente em ambas as lojas e oferece opção de informar aos usuários quem são seus amigos secretos por envio de e-mail ou SMS. Ou seja, resolve os dois problemas descritos por aqui. Ainda, deixa que cada pessoa liste até três presentes que gostaria de ganhar;

Amigo Secreto 22

Este também é um bom programa para sorteio e gerenciamento de amigo secreto, mas exige que todo mundo baixe o programa e faça o cadastro na plataforma.

Pessoas que se odeiam

Muitas vezes, as pessoas gostam dar aquele famoso golpe para evitar que pessoas que não se suportam entreguem presentes entre si. Como viver em sociedade é suportar até mesmo quem você não gosta, a opção é todo mundo participar, mas não apostar na sorte para evitar constrangimentos. Por conta disso, um app pode ser mais eficiente do que tirar os papeizinhos na sorte.

A dica aqui é também usar o Amigo Secreto 22. Ele oferece uma ferramenta interessante que permite escolher aquelas pessoas que você não quer que saiam umas com as outras. Até mesmo, pode ser interessante para evitar que casais se tirem na brincadeira, incentivando a interação. Da nossa lista, é o único que oferece tal funcionalidade.

Sair da versão mobile