SÃO JOÃO 2019

Arraial do Ipem tem atrações como Boi Barrica e Boi de Morros

Com três palcos e superestrutura, Arraial do Ipem oferece diversão para todos os públicos

Reprodução

Mosaico de bandeirinhas, espaços para idosos, para crianças, praça de alimentação, área de barracas, Vila Junina para passeio e fotos, e, claro, três palcos que garantem boa visão para as apresentações de brincadeiras e artistas locais. A superestrutura montada pelo Governo do Maranhão no Arraial do Ipem tem agradado quem escolhe o local para brincar o São João do Maranhão. 

Walber Júnior e Gláucia Landim apresentaram o São João à filha Lucia Helena de quatro meses

O casal Walber Júnior e Gláucia Landim já conhecia o arraial, mas dessa vez foram apresentar o São João à filha de apenas quatro meses, Lucia Helena. Os dois, apaixonados pelos festejos maranhenses e acostumados a estarem no meio das brincadeiras, gostaram muito de poder levar a filha pequena e continuar curtindo a tradição.  “A gente gosta muito, no passado ela veio na barriga e agora viemos apresentar essa tradição para ela. O que gostamos muito é que, mesmo tendo ficado um pouco mais afastado, a gente consegue aproveitar, assistir tudo mesmo estando do outro lado”, disse Gláucia. 

Walber também falou da tranquilidade do arraial: “A gente veio cedo para voltar cedo, tem segurança, tem espaço livre para as crianças brincarem e isso é muito bom”, disse. 

Estrutura

A estrutura montada no local possui três palcos: um principal para shows, outro para apresentação de grupos da cultura popular e mais um no Barracão do Forró, destinado à apresentação de bandas e artistas com o forró pé-de-serra.

Há, também, espaço para vendas de artesanato, central de atendimento ao turista, parquinho para as crianças, espaço exclusivo para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, barracas de comidas típicas e equipes de pronto atendimento em primeiros socorros e segurança garantindo a tranquilidade dos visitantes.

Angélica Maria Melo Castro, de 67 anos, assistiu sentadinha ao lado do esposo às apresentações que passavam por um dos palcos. Ela, que adora São João, gostou muito do conforto oferecido no arraial. “Está nota 10! Eu gosto daqui, desde o ano passado que venho aqui e minha filha está ali do lado de fora e fica de olho na gente”, comentou. 

Para quem gosta das comidas típicas, o Arraial do Ipem oferece 29 barracas recheadas de iguarias locais. Além disso, há uma praça de alimentação com 11 food trucks, 11 bike food, sete cervejarias artesanais e 30 vendedores ambulantes. 

Vila Junina 

Novidade deste ano no Arraial, a Vila Junina tem chamado a atenção especialmente de quem gosta de garantir boas fotos. O espaço cenográfico replica oito fachadas de diferentes casas de cultura maranhenses, inclusive de Alcântara. Além de ter uma ideia da arquitetura da Casa de Cultura Josué Montello, Casa do Divino de Alcântara, Casa do Tambor de Crioula, Biblioteca Benedito Leite, Forte Santo Antônio, Museu do Reggae, Palácio dos Leões e do Teatro Arthur Azevedo, também é possível conhecer um pouco da história de cada uma delas. 

Tatiana Vasconcelos, enfermeira natural de São Luís, mas que mora em Coroatá há 15 anos, ficou feliz de ver a movimentação no arraial. Além de garantir as fotos com a família, não perdeu a oportunidade de saborear a boa comida maranhense. 

“Está muito bonito, e isso é muito bom, a gente se sente confortável, seguro e pode aproveitar o nosso São João e o que ele tem de melhor, que para mim é a comida típica”, comentou. 

Programação

O arraial do Ipem oferece programação diária para crianças a partir das 17h e funcionará até o dia 30 de junho. Confira a programação do Arraial do Ipem deste final de semana:

22 DE JUNHO | SÁBADO

17h00 Programação Infantil
Histórias Da Ilha – Contação De Histórias
Bumba Meu Boi Mimoso Da Apae 
18h00 Forró Bom Demais
19h00 Bumba Meu Boi Meu Tamarineiro 
20h00 Cacuriá De Dona Teté
21h00 Show Alexandra Nicolas
22h00 Bumba Meu Boi Nina Rodrigues 
23h00 Boizinho Barrica
00h00 Bumba Meu Boi Da Maioba

ENGENHO DO FORRÓ 
20h Forró Ruan Duanny e Banda
22h Michael Prata e Forró do Xeleléu

23 DE JUNHO |DOMINGO

17h00 Programação Infantil
Espetáculo Teatral A Lenda De Ana Jansen
Tambor De Crioula Mirim Maria Seguins
19h00 Bumba Meu Boi Encanto Do Olho D´Agua 
20h00 Boi Pirilampo
21h00 Show Viviane Brasil
22h00 Bumba Meu Boi De Morros 
23h00 Bumba Meu Boi União Da Baixada

ENGENHO DO FORRÓ
20h00 Forró Trio Mulundus
22h00 Forró Trio Mandacaru

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias