O NOVO PORTAL

O Imparcial mais interativo e moderno

Com um visual mais moderno, a plataforma oimparcial.com.br oferece uma experiência ainda melhor e confortável ao leitor

Reprodução

No ar desde 2007, o site do jornal O Imparcial está de cara nova, ou melhor, de site novo. A nova plataforma digital do jornal mais antigo do Maranhão, surge com o intuito de oferecer um fluxo mais dinâmico de informações, com conteúdos de grande relevância, em uma roupagem totalmente nova.

Atingindo uma meta de 4,5 milhões de acessos ao mês, o novo site, além de atender as demandas dos internautas, é resultado também de uma mudança no modelo de produção de conteúdo na Redação. Ao longo de seus 93 anos de história, O Imparcial conquistou leitores, manteve sua tradição e garantiu credibilidade, na hora de informar. Sempre acompanhando as transformações tecnológicas, se adaptando a todos os dispositivos como celular, desktop e tablets.

Editorias fortalecidas

Ao elencar as mudanças que ocorreram na plataforma digital, é fácil perceber que o visual diferente e mais dinâmico se configura em um novo espaço. No novo layout, editorias como cidade, política, entretenimento, gastronomia e outros serão distribuídas de forma horizontal na parte superior da página, facilitando a navegação mais interativa do usuário. Os colunistas que informam com criticidade, ainda terão seu espaço de destaque na capa do site.

Para o Diretor de Negócios Digitais do jornal Pedro Henrique, a usabilidade está entre os critérios mais relevantes para essa mudança no site. “Nós investimos em uma experiência cada vez melhor para o usuário. Alguns dispositivos no portal facilitam muito a leitura, e as informações ficam mais simples de serem encontradas. Foram definidas algumas editorias que são essenciais para cobertura do Imparcial e buscamos uma estética mais clean (limpas), então ficou mais bonito, mais tranquilo de ler” afirmou.

Conforto ao leitor

Dentre as mudanças podemos apontar também a estrutura das matérias jornalísticas. O novo modelo dispõe agora de letras maiores, com fontes serifadas, para dar uma maior visibilidade ao conteúdo produzido. A nova interface vai também explorar as diferentes mídias disponíveis, imagens e vídeos, que estarão intercaladas entre os textos para tornar a leitura mais agradável.

Para André Mácola desenvolvedor da plataforma, a intenção do novo projeto foi garantir mais dinamismo no site durante a navegação do usuário. “Nós fizemos alguns testes até chegar nesse formato atual. Além de melhorar a qualidade da equipe na escrita para internet, deixar o conteúdo mais rico para o usuário. Com as mudanças, a redação do jornal online vai conseguir distribuir melhor e de forma mais rápida o conteúdo dentro do site”, pontua André Mácola.

Outro diferencial do novo site é pensado especialmente para os usuário que navegam na plataforma no horário da noite. Para aqueles que acessam a internet a partir das 18h e sentem um certo desconforto na visão, devido a claridade, o “modo noturno” do portal irá tornar a visualização do site mais confortável aos olhos. Com apenas um click o internauta pode substituir a cor branca tradicional da página, pelas core mais escuras, sobretudo à noite.

Na categoria de entretenimento, o enfoque será para a coluna “Eventos da Ilha” que vai permitir ao leitor acompanhar o melhor da programação que acontece na capital maranhense. Estreias de cinemas, shows, peças de teatro e muito mais.

Privilégios

O acesso aos conteúdos exclusivos do jornal também passarão por alteração. Isso porque para ter acesso, os internautas precisarão realizar o cadastro, com informações pessoais, e o melhor, de forma gratuita! Basta preencher os campos obrigatórios e voilà, você poderá acessar os melhores conteúdos oferecidos pelo jornal.

A opção “Receba em casa” traz mais comodidade ao leitor e usuário. Ao assinar a versão do jornal impressa, você receberá todas as edições de O Imparcial, no conforto da sua casa ou até mesmo do seu trabalho.

Os botões de redes sociais continuam acompanhando a interface na rolagem da tela. O leitor terá a possibilidade de compartilhar as notícias com seus amigos e familiares de maneira muito mais fácil.

O que diz a redação

Para o Superintendente de produção e conteúdo do jornal O Imparcial Célio Sérgio, o jornal está acompanhando as atualizações tecnológicas, utilizando mais recursos multimídia que facilitam a produção e distribuição dos conteúdos. “O jornal segue acompanhando as novidades do mercado, então o que nós temos nesse novo site já é o que há de mais atualizado na aplicação do jornalismo contemporâneo. O portal passa a ser uma ferramenta de maior volume. É o jornal impresso alem da leitura na versão digital, oferece também o formato web, com o intuito de contemplar mais leitores, que buscam a informação de maneira mais rápida e emergente na plataforma que que lhe é mais confortável” ressaltou Célio.

O jornalista Samartony Martins, que há 20 anos trabalha no jornal, conta que acompanhou de perto outras mudanças que ocorreram na forma da produção de notícias e afirma que O Imparcial sempre investiu para se manter atualizado. “Ao longo de 20 anos de experiência, eu sempre pude perceber que o jornal O imparcial se manteve conectado e a par do que surgia de novidades tecnológicas. O novo portal ele vem para somar com o tradicional, então tudo está conectado. Quem escreve para o impresso, quem escreve para o digital, conteúdos exclusivos, e é uma forma da gente se aproximar das novas plataformas e redes sociais. Acredito que haverá um dinamismo maior entre a equipe, equipe essa movida a desafios, atrás de conteúdos exclusivos, e uma maior interação com o público que tem a notícia na palma da mão” pontua Samartony

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias