PESQUISA

Maioria dos jovens empresários brasileiros têm entre 26 e 35 anos

Segundo Associação dos Jovens Empresários do Maranhão, as pessoas passaram a investir em negócios mais cedo

A faixa etária predominante entre os jovens empreendedores no Brasil é de 26 a 35 anos. É o que aponta levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), cujo resultado foi divulgado nesta terça-feira,17, durante evento em São Paulo. A pesquisa “Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro consultou 5.792 participantes de todas as partes do Brasil e atuantes em diversos segmentos de negócios, principalmente microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Entre os que empreendem, na faixa etária de 26 a 35 anos estão 52,2% das pessoas sondadas pelo estudo, enquanto a minoria se distribui entre grupos com idade entre 18 e 20 (3,2%), 21 e 25 (13,4%), e 36 e 40 (15,6%). De 31 a 35 anos, o percentual é de 26,3, enquanto, de 26 a 30 anos, 25,9%.

Presidente da AJE-MA, Shirley Cunha.

“Isso mostra uma tendência de que as pessoas estão buscando empreender e investir em um negócio cada vez mais cedo, seja por necessidade ou por oportunidades de mercado”, comenta a presidente da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA), Shirley Cunha, representante maranhense durante o evento de divulgação do resultado do levantamento. A AJE-MA, aliás, é filiada à Conaje e está entre as principais entidades voltada à cultura empreendedora no estado.

A pesquisa

O levantamento apresenta o raio-X deste segmento no Brasil a cada dois anos, considerando seu perfil socioeconômico: idade, gênero, renda, escolaridade e, também, o perfil de suas empresas em relação à segmento, porte, faturamento, número de funcionários, investimento e maturação. Além disso, abrange os aspectos do ambiente empreendedor e político-econômico do país e seus efeitos nas empresas dos jovens, que também apontam seus principais desafios quanto à gestão e o cenário econômico.

A maioria dos entrevistados é de homens 64,5% e também possui ensino superior (73,4%). O perfil empresarial predominante é de microempresas (faturamento de até R$ 360 mil ao ano), com até nove funcionários e atuante no segmento de serviços.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias