SISU

IFMA oferece 740 vagas em cursos de graduação

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de agosto.

Foto: Divulgação

Estão abertas até sexta-feira (6) de agosto, as inscrições no site do Sisu, para uma das 740 vagas em 20 cursos de graduação que estão sendo oferecidas pelo O Instituto Federal do Maranhão (IFMA).  O sistema utiliza a nota do Enem 2020 como critério de seleção.

No total, 11 campi do IFMA estão participando do seletivo: Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Coelho Neto, Imperatriz, São João dos Patos, São Luís Centro Histórico e São Luís – Monte Castelo. Estão sendo ofertados cursos de bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica. Os interessados já podem verificar as opções de graduação disponíveis para cada campus no site do SISU e no Edital e termo de adesão do IFMA ao sistema de seleção.

Os candidatos poderão escolher até duas opções de curso em ordem de preferência. Ao longo do período de inscrições, será possível alterar essas opções. O resultado deverá ser divulgado no dia 10 de agosto, com as matrículas ocorrendo no período de 11 a 16 de agosto. Os estudantes que não forem aprovados na primeira chamada poderão se inscrever na lista de espera – de onde serão convocados os candidatos caso haja vagas remanescentes após o período de matrículas regulares.

Sistemas de cotas

De acordo com a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas de cada curso serão reservadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Metade dessa cota é destinada aos candidatos que tenham renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade a candidatos que estejam em qualquer faixa de renda familiar. Em cada um desses grupos, há subdivisões que contemplam estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.  Além desses 50%, o IFMA também reserva 18 vagas para candidatos com deficiência – independente de escola de origem ou renda familiar.

Cronograma

  • 03 a 06 de agosto – Inscrições;
  • 10 de agosto – Resultado da chamada regular;
  • 10 a 16 de agosto – Prazo para participar da lista de espera;
  • 11 a 16 de agosto – Matrícula da chamada regular;
  • A partir de 20 de agosto – Convocação dos Candidatos em lista de espera.

Dúvidas e solicitações de informações poderão ser encaminhadas ao e-mail sisu@ifma.edu.br 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias