EDUCAÇÃO

MEC divulga cronograma do Novo Ensino Médio com maior carga horária e itinerários formativos

Modelo de ensino prioriza mais atividades práticas e será implementado já em 2022

Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (14) o cronograma de implantação da estrutura curricular do Novo Ensino Médio. As ações terão início no ano que vem, de forma gradual, com previsão de implementação total em 2024.


Segundo a pasta, as mudanças valem para as escolas das redes pública e privada, afetando todo o sistema atual, desde alunos a professores até os gestores da educação. Confira as principais alterações e quando começam a valer.

Currículo


De acordo com o MEC, o Novo Ensino Médio contemplará conhecimentos de todos os componentes curriculares da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que estabelece as competências gerais para a educação básica e ensino médio dos estudantes brasileiros.


Isso significa que os currículos de todas as redes de ensino deverão contemplar as aprendizagens relacionadas à Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, História, Geografia, Física, Química, Educação Física, Arte, Sociologia, Filosofia e Inglês.


A novidade fica por conta dos itinerários formativos, parte que poderá ser escolhida pelos estudantes. A ideia é permitir o aprofundamento das aprendizagens conforme os interesses e as necessidades dos alunos.

Carga Horária


A carga horária será ampliada, de 2400 para 3000 horas no Novo Ensino Médio. Isso dará mais oportunidades para que professores e estudantes desenvolvam as aprendizagens definidas nos currículos.

Desse total, pelo menos 1200 horas serão destinadas aos itinerários formativos, podendo percorrer uma ou mais trilhas de aprendizagem relacionadas às áreas de conhecimento (linguagens, matemática, ciências humanas e sociais e ciências da natureza) ou à formação técnica e profissional.


Atividades extracurriculares


Como a BNCC está organizada por áreas do conhecimento e não disciplinas, o estudante continuará aprendendo conhecimentos de todas as disciplinas, conforme as habilidades e competências.


Por isso, segundo o MEC, o Novo Ensino Médio promoverá menos aula expositivas/teóricas e mais projetos, oficinas, cursos, e atividades práticas e significativas, fugindo do tradicional modelo de aulas expositivas, sem participação ativa dos estudantes.


Readequação


A nova organização curricular passa a ser composta por dois blocos indissociáveis. As aprendizagens essenciais, comuns a todos os jovens e previstas na BNCC, devem ser distribuídas em, no máximo, 1.800h. Já os itinerários formativos devem ocupar, no mínimo, 1.200 horas, oferecendo possibilidades de escolha para os jovens conforme seus interesses e necessidades.


As escolas, em parceria com as respectivas secretarias de educação poderão articular parcerias com instituições de ensino da região para ofertar diferentes possibilidades de itinerários aos estudantes. Escolas poderão contar com apoio de Institutos Federais (IFs), universidades estaduais e federais, além da integração com o setor produtivo.

Enem


Em 2022, as mudanças serão aplicadas com o 1º ano do ensino médio, em 2023, no segundo, chegando às três séries do ensino médio em 2024. Com a implementação do Novo Ensino Médio a partir de 2022 nas turmas de 1 ano, o Novo ENEM será aplicado a partir de 2024.

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