Tecnologia

Maranhão terá a primeira Olimpíada de Foguetes com garrafas plásticas

Inscrições vão até a próxima sexta-feira (10) e a competição será realizada no município de Santa Rita

Reprodução

Os estudantes do Maranhão têm só até esta sexta-feira (10) para se inscrever na  1ª Olimpíada Maranhense de Foguetes (Omafog). A competição vai ser em Santa Rita.

Podem se inscrever alunos das redes pública e privada da Educação Básica. O evento é uma parceria do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e da prefeitura de Santa Rita.

A Olimpíada é logo mais: nos dias 16 e 17 de maio. As equipes devem ser formadas por três alunos e um professor.

Cada equipe vai construir um foguete, cuja complexidade exigida vai depender de cada ano cursado. Por exemplo: quem estiver no Ensino Médio vai ter que fazer um foguete mais sofisticado que os dos estudantes do quinto ano.

Diversão e aprendizado

Até mesmo alunos da educação infantil poderão participar. Eles farão um artefato bem simples, com dois canudos de refrigerantes, que voará por simples impulso. A ideia é que todos possam participar, aprender e se divertir.

Já os estudantes do Ensino Médio vão construir um foguete com duas ou mais garrafas pets, presas numa base no chão, movido a uma mistura de vinagre, ácido acético e bicarbonato de sódio.

Todos os alunos do Ensino Médio deverão usar proteção que inclui capas plásticas e óculos. Há ainda várias outras medidas de segurança.

A comissão julgadora vai medir a distância percorrido por cada foguete para dar os pontos.

“Os estudantes do IEMA podem se inscrever na modalidade quatro, direcionada para estudantes do Ensino Médio. Estamos disponibilizando vídeos sobre construção de bases e foguetes e, sempre que demandados, nos deslocaremos para qualquer município ou escola que queira competir e não tenha conhecimento”, diz o professor de geografia da unidade plena de Axixá Walter Castro, um dos organizadores do evento.

Os detalhes sobre a inscrição, os critérios e a disputa estão na página do Iema

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias