ACADEMIA

UFMA lança livro “Manual de Cerimonial da Universidade Federal do Maranhão”

Obra é fruto da experiência e do estudo dos autores, que são professores da UFMA, em São Luís

O livro “Manual de Cerimonial da Universidade Federal do Maranhão”, de autoria dos professores Francinete Louseiro de Almeida, Zefinha Bentivi, Natalino Salgado Filho e Aldir Carvalho Filho, será lançado no dia 2 de abril, às 18h, no auditório central da UFMA, Cidade Universitária Don Delgado.

O manual é um compêndio que apresenta, descreve e normatiza todos os rituais dos eventos da universidade. É importante, não apenas para se conhecer a organização dos eventos da UFMA, mas também para balizar outras instituições de igual natureza, que necessitam, de forma corriqueira, efetivar essas ações.

Traz informações, por exemplo, sobre as cerimônias universitárias; a entrega de título de doutor honoris causa; os procedimentos para visitas oficiais de autoridades; as festividades de recepção de calouros; as posses de reitor, vice-reitor, diretores de centro, chefes de departamento e coordenadores de curso; a normatização dos trajes nas cerimônias.

Outras informações importantes dizem respeito a modelos de convites; uso de pronomes de tratamento para autoridades, conforme o Manual de Redação da Presidência da República, os cursos de graduação e suas cores respectivas; a ordem de criação dos estados brasileiros; letras dos hinos da universidade, nacional e estadual.

A obra será distribuída para bibliotecas de instituições de ensino superior e estrá à venda no local.

AUTORES

Os autores e autoras deste Manual são professores da UFMA.
Francinete Louseiro de Almeida é doutora em Comunicação pela PUC-RS, relações públicas e professora do curso de Relações Públicas da UFMA. Trabalhou como Relações Públicas na Assessoria de Comunicação da UFMA, quando foi responsável pelo Cerimonial da Universidade.
Zefinha Bentivi é doutora em Comunicação pela PUC-RS, atuando como professora da UFMA, dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo, Rádio e TV e Relações Públicas) por vários anos, nas áreas de Comunicação, de Língua Portuguesa e Redação. É líder do Diversus – Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens, Interação e Estratégias de Comunicação.
Natalino Salgado Filho é doutor em Nefrologia e professor titular do Curso de Medicina. Foi diretor do Hospital Universitário e reitor por duas vezes da UFMA, quando implantou o Núcleo de Cerimonial. É membro da Academia Maranhense de Letras, Academia Nacional de Medicina, do IGHM eda SOBRAMES.
Aldir Carvalho Filho é pós-doutor em Filosofia pela UFRJ e pela Florida Atlantic University, professor do Curso de Filosofia da UFMA e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPI, ex-professor do Colégio Pedro II, foi Pró-Reitor de Ensino, Assessor de Articulação e Modernização Institucional e de Relações Internacionais.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias