DIA MUNDIAL DO AUTISMO

Música em prol da conscientização

Para fazer um alerta sobre o autismo, a cantora Anna Torres lança na França a música Consciência sobre o transtorno que é desconhecido por muitos

Reprodução

A cantora Anna Torres lança em Paris, na França, hoje, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a música Consciência que a artista fez em parceria com a compositora Ieda de Oliveira. O novo single fala sobre o transtorno que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Segundo Anna Torres, a música faz parte de um projeto de um livro/CD que tem como temas principais o autismo e a preservação do meio ambiente, direcionado ao público infantil, que está ainda em fase de produção.

A cantora revelou que a ideia desse projeto foi a soma de várias outras ideias que estavam guardadas em seus arquivos. “A princípio, eu gostaria de fazer um projeto direcionado às crianças recontando a fábula do francês La Fontaine, A Cigarra e a Formiga, quanto o meu ponto de vista quanto cigarra. E depois me veio a vontade de falar sobre o meio ambiente, como já fiz com os meus CDs anteriores Água e Terra. E por último me veio a ideia de falar sobre o autismo de maneira lúdica, inspirada na minha própria experiência, quanto mãe de uma criança autista”, contou a artista.

A música que também ganhou um clipe bilíngue conta com a participação de dois jovens que são portadores da doença. “Na versão em português, tive o privilégio de ter a participação do Victor Oliveira que está tocando piano nessa música e na versão em francês o Kevin Vaquero, que toca piano e canta. Na realidade, os dois são multi-instrumentistas e autodidatas. O Victor toca piano, sax, violão, percussão… e o Kevin canta, toca piano, percussão, violão, bateria…Eles são incríveis ! E eles são autistas”, disse Anna Torres.

Cantora manda um alerta aos pais

Em entrevista a O Imparcial, a cantora Anna Torres revelou que tem uma filha autista. E está sendo uma grande descoberta com relação a esse universo que é tão vasto. “Está sendo um grande desafio. Um momento de superação e de muito aprendizado”, ressaltou Anna Torres. A cantora aproveitou a oportunidade para fazer um alerta às pessoas sobre o assunto que ainda é desconhecido para muitos, principalmente para aqueles que são pais. Anna Torres enfatiza aos pais que receberam o diagnóstico recentemente para serem muito fortes, e que a primeira coisa a fazer é aceitar.

A cantora explicou que o amor, a fé e muita paciência são as ferramentas que eles devem usar todos os dias. “Gostaria também de dizer às pessoas que olham com desprezo e preconceito que o olhar fere. Hoje já aprendi a não me incomodar com esse tipo de olhar, mas no início me fazia muito mal. Dizer a essas pessoas  tentarem ser mais sensíveis e humanas. Ninguém vive uma situação de handcap (qualquer desvantagem que torna mais difícil o sucesso). porque escolheu. Aproveito para pedir ao Legislativo para criar leis de acesso e de inserção, não somente aos autistas, mas a todas as pessoas com qualquer tipo de handcap”, acrescentou a cantora.

Lançamentos na França e no Brasil

Anna Torres revelou ainda que aprendeu que o autismo é um universo muito vasto. E que existem vários tipos de autismo. E que os portadores do transtorno são pessoas extremamente sensíveis, onde a maioria não gosta de barulho e tumulto. “Eles precisam de muito amor, carinho e atenção. Muitos autistas, quando são acompanhados por profissionais especializados, conseguem evoluir muito, se tornando pessoas totalmente independentes. Eles conseguem se inserir na vida social e no mercado de trabalho”, disse Anna Torres, revelando que pretende concluir esse projeto que será gravado em português e francês com lançamentos agora na França e, em outubro, no Brasil.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias