ENSINO SUPERIOR

Estão abertas as inscrições para o Fies 2019. Saiba como fazer

Programa de financiamento oportuniza quem deseja cursar universidade em instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa do Governo Federal

Foto: Divulgação

Quem não conseguiu nota suficiente pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para cursar uma faculdade gratuita, pode ter uma nova oportunidade com as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) , que começaram nesta quinta-feira, dia 7.

O programa do Ministério da Educação (MEC) é voltado para estudantes com renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos e oferece parcelamento após o fim do curso superior, sem cobrança de juros. O objetivo é conceder financiamento a estudantes com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

“É uma chance que o estudante tem de cursar uma universidade, se ele não conseguiu a nota de corte necessária para o curso que optou fazer pelo Enem, ou até mesmo se o curso que ele deseja não é oferecido em universidade pública”, diz a professora de História, Maria do Carmo Reis.

Segundo a professora, conhece vários alunos que se utilizam do sistema. “No final você vai ter que prestar contas, pagar, mas dá para ir fazendo uma poupança e não se apertar ao final do curso”, conta.

O aluno interessado deverá se cadastrar no portal do MEC (Ministério da Educação) até o dia 14 de fevereiro. Para isso, é preciso ter participado de alguma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) desde 2010 e ter nota igual ou superior acima de 450 – além de não ter zerado na redação.

O resultado será divulgado no dia 25 de fevereiro. Aqueles que não forem pré-selecionados para inscrição no Fies entram automaticamente na lista de espera. O estudante deve acompanhar a página do programa para descobrir se poderá ocupar uma das vagas remanescentes.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias