EDUCAÇÃO

Comunidade escolar do Sul do Maranhão ganha Escola Digna e Farol do Saber

O Governo do Estado investiu R$ 928.067,74 que, além da melhoria na infraestrutura e mobiliário novo, proporcionaram também a reconstrução e ampliação da quadra poliesportiva, laboratório de informática e biblioteca.

Comunidade comemora entrega do CE Henrique Martins, em São Félix de Balsas (Foto: Divulgação)

0Maria Fernanda vai cursar o 2° ano do Ensino Médio em escola digna, que foi totalmente recuperada pelo Governo do Estado, depois de mais de uma década de espera. Trata-se do Centro de Ensino Henrique Martins, unidade da Rede Estadual de Ensino, localizada no município de São Félix de Balsas, região Sul do Maranhão, a quase mil km de São Luís.

“Praticamente mudou-se tudo. Agora a gente tem quadro de qualidade, tem uma pintura boa, porque antigamente as paredes começavam a cair se alguém encostasse”, lembrou a estudante, eleita presidente do Colegiado Escolar no ano passado.

“O ventilador não era bom como esse que está agora, as carteiras também são novas, antes elas machucavam, até me cortei”, contou Maria Fernanda. “Hoje a gente está em um ambiente confortável, que é suficiente para os professores ensinarem e a gente aprender”, comemorou.

Para a reforma geral da escola de Maria Fernanda, o Governo do Estado investiu R$ 928.067,74 que, além da melhoria na infraestrutura e mobiliário novo, proporcionaram também a reconstrução e ampliação da quadra poliesportiva, laboratório de informática e biblioteca.

Ao realizar a entrega da escola nesta quarta-feira (13), representando o governador Flávio Dino, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou que investir em educação é garantir desenvolvimento e melhoria na vida das pessoas.

“O Maranhão não tinha estradas em várias cidades, tinha escolas de taipa, enfim, muitas situações que ficaram para trás como a reconstrução da escola de São Félix e a quadra poliesportiva para os jovens”, destacou o secretário Felipe Camarão.

“Essa escola é um símbolo do passado e do presente, de como estamos saindo do atraso e caminhando para o futuro”, completou.

“Nossa escola estava há mais de 30 anos esperando por essa reforma. Hoje estamos cheios de orgulho por isso. Só tenho a agradecer a ajuda que o Governo do Estado tem nos dado”, ressaltou o prefeito de São Félix, Márcio Pontes.

Há 28 anos como vigia da escola, o senhor João Luís Araújo Brito agradeceu pela obra. “Nunca vi essa escola como ela está hoje. Foi uma mudança grande. Meus agradecimentos ao governador Flávio Dino”.

“Nós vamos agradecer ao governador ‘pro’ resto de nossas vidas. É um prazer trabalhar, hoje, em uma escola como essa,” disparou a gestora geral, Maria Gorete.

Farol

Na terça-feira (11), foi a vez de Fortaleza dos Nogueiras – município que ganhou a primeira unidade do Programa Escola Digna, em 2016. A população recebeu o Farol do Saber, cuja obra foi iniciada há mais 20 anos e estava abandonado.

“Um dia ímpar para nossa cidade, dia de gratidão por essa obra brilhante, graças ao nosso governador Flávio Dino, que está ajudando os municípios do Maranhão a passar por essa crise, dando todo apoio. Somos eternamente gratos ao nosso governador por estar sensível aos nossos pleitos”, destacou o prefeito Aleandro Passarinho.

“Parecia inacreditável. Este sonho que agora se tornou realidade. É um momento de gratidão”, revelou Claudete de Carvalho, a irmã Claudete como é conhecida na cidade, pelo trabalho socioeducativo que desenvolve no município.

“Essa é a obra mais bonita de Fortaleza dos Nogueiras. Hoje temos onde pesquisar, buscar recursos. Estou muito feliz e emocionado, ainda, porque faz uma justa homenagem a um homem da cultura e amante da leitura, que foi meu pai”, disse Daniel Teixeira filho de Pedro Alves Teixeira, autor do hino da cidade.

“Fortaleza recebeu a primeira unidade do programa Escola Digna, criado pelo governador Flávio Dino. As escolas da rede estadual na cidade têm o maior IDEB do Estado, 4,7. E hoje ganha um Farol que é do povo”, ressaltou a secretária adjunta da Seduc, Rosyjane Pinto.

“Ações que demonstram a prioridade do governador Flávio Dino com a educação. O povo do Maranhão que foi tão sofrido hoje tem uma gestão digna”, acrescentou Rosyjane.

Nova Colinas

Em Nova Colinas, o governo fez a entrega, aos mais de 300 alunos do CE Diolindo de Paula Ribeiro, de aparelhos de ar-condicionado, que irão garantir a climatização das salas de aula.

“Nunca um governo fez tanto pela educação como o governador Flávio Dino. Nossa comunidade escolar está muito feliz pelo compromisso firmado e cumprido com a escola”, destacou o supervisor pedagógico, Antônio de Andrade Sá.

O professor Pedro Marcos Cardoso, gestor da escola até dezembro do ano passado, frisou que o Centro de Ensino recebeu investimentos que garantiram qualidade da escola.

“Recebemos um repasse do governo para aquisição da subestação e o preparo das salas para receber os aparelhos, além da pintura, entre outros”, disse, depois de agradecer o secretário Felipe Camarão, que esteve na escola.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias