AUSENTES

Enem 2018 teve abstenção de 21,9% no Maranhão, diz Inep

Mais de 40 mil candidatos maranhenses inscritos não compareceram no domingo para realizar a primeira etapa de um dos maiores vestibulares do mundo

Primeiro dia de ENEM teve grande movimentação de estudantes e comerciantes nos locais de aplicação da prova; na foto, a entrada da Universidade Ceuma (Foto: Juliana Ribeiro/O Imparcial)

O Maranhão teve uma das menores taxas de abstenção na aplicação da primeira etapa do ENEM 2018. Ao todo, 47.470 (21,9%) dos candidatos inscritos não compareceram no domingo, 4, dia em que foram aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; além da redação, que teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

Os dados foram divulgados pelo Inep ainda ontem, ao final das provas. Segundo o instituto, a aplicação foi tranquila em todo o Brasil, sem ocorrências graves. Foram registrados 87 casos de interrupção de energia elétrica, mas em apenas dois locais de prova a aplicação precisou ser interrompida. Os casos são de Porto Nacional (TO) e Franca (SP): os participantes terão direito à reaplicação do primeiro dia, em 11 de dezembro, e deverão comparecer às provas do próximo domingo normalmente.

Foram eliminados 71 participantes , sendo 67 por descumprimento de regras gerais do Edital, dois por problemas após revista no detector de metal e dois por uso de ponto eletrônico.

A aplicação do (Enem) 2018 continua no próximo domingo, 11 de novembro, com as provas de Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. A prova do próximo domingo terá 5 horas de duração para resolução de 90 questões, 30 minutos a mais que no ano passado. Essa é uma das novidades da edição, que também ampliou, em cinco vezes, o número de detectores de ponto eletrônico. Os gabaritos e Cadernos de Questões serão liberados em 14 de novembro, no Site do Enem. Os resultados estão programados para 18 de janeiro de 2019.

VER COMENTÁRIOS
MOSTRAR MAIS