CONTROLE EMOCIONAL

Dicas para controlar a ansiedade nas provas do Enem

A menos de duas semanas do Enem 2018, milhões de candidatos começam a descobrir onde farão as provas. Psicóloga dá dicas para controlar o estresse pré-prova.

Enquanto muita gente já está pensando em algo para fazer no próximo feriado do Dia de Finados (2 de novembro), que cairá em plena sexta-feira e permitirá uma folga prolongada para muitos trabalhadores, milhões de estudantes por todo o Brasil já estão roendo as unhas com tanta ansiedade para responder às questões do primeiro dia de provas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

Nesta segunda-feira, 22, a pouco menos de duas semanas para o Exame, o MEC liberou a consulta do cartão de confirmação, que indica o local onde os estudantes farão as provas. “Já verifiquei aqui no site do Enem o local onde vou fazer a prova e hoje mesmo já vou fazer o trajeto da minha casa até lá, pra não correr nenhum risco de errar o endereço ou me atrasar no dia”, contou a estudante Maria Dalva Leite (19), que vai fazer o Enem pela segunda vez agora.

Apesar do comportamento de Maria Dalva ser o ideal, não é o mais comum entre os candidatos inscritos no Exame Nacional. “É incrível como sempre acontece: engarrafamentos, gente correndo pelas ruas para chegar mais rápido antes do fechamento dos portões, pessoas que não acertam chegar ao local da prova e muito arrependimento depois disso tudo”, lembra a psicóloga Carmen Campos, que coordena o curso de Psicologia da Faculdade Estácio São Luís.

Positividade

A especialista em comportamento humano ressalta que todo evento provoca um estresse prévio natural nas pessoas envolvidas. “Quanto maiores a importância e o impacto do evento na vida de quem está envolvido, mais frequentes são os sentimentos de ansiedade, estresse e, até mesmo, medo. Porém, é fundamental exercitar a inteligência emocional, para que essas sensações não se sobreponham a outros sentimentos positivos, como o otimismo, a autoconfiança e a segurança diante do que foi estudado para a realização das questões”, recomenda a especialista.

Para conseguir passar por cima desses sentimentos mais negativos e que podem comprometer o desempenho na hora das provas, a indicação da Prof. Carmen Campos é controlar os pensamentos, com a prática de alguma atividade física que permita a oxigenação da mente, por exemplo. “Outra atitude interessante é o relaxamento do corpo e da cabeça por meio de algo que favoreça o prazer, como ver um filme, caminhar à beira do mar, quem curte cozinha pode se aventurar com uma receita nova, ou seja, o importante é esvaziar um pouco o cérebro da tensão “pré-prova”, recomenda a psicóloga.

Fins de semana diferentes

Em 2018, novamente, as provas serão aplicadas em fins de semana diferentes. Este ano, no primeiro domingo de novembro (4), os candidatos farão exames de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. Já no segundo dia de provas (11), serão aplicadas as questões de Matemática e Ciências da Natureza. Ao todo, são 5,5 milhões de estudantes estão inscritos no Enem.

Para ter acesso ao cartão de confirmação, o candidato deve entrar no site do Enem ou baixar o aplicativo para smartphone e tablet. O cartão de confirmação traz o local de prova para os dois dias e não é obrigatório levá-lo na hora da prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sugere, no entanto, que os candidatos levem o documento para facilitar o acesso à sala em que o candidato realizará a prova.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias