DICAS

Equipamentos eficientes reduzem consumo de energia

Equatorial Maranhão dá dicas de como escolher eletrodomésticos de maior eficiência energética

Reprodução

Ficar atento a vida útil dos eletrodomésticos antigos e substituí-los por outros modelos mais eficientes pode ser decisivo na sua fatura de energia no final do mês. Muita gente não sabe, mas o ato de poupar começa na loja, na hora de escolher o produto por meio de uma compra inteligente. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão mostra dicas de quais aparelhos comprar para economizar na sua conta de energia.  

Escolher bem os eletrodomésticos para casa é uma das recomendações importantes quando o assunto é economia. Muitos equipamentos e aparelhos novos do mercado utilizam a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais. Esses aparelhos possuem eficiência energética, uma solução que pode proporcionar uma grande economia na fatura de energia.

A troca de lâmpadas incandescentes por Led, por exemplo, é uma boa opção, pois as lâmpadas de Led consomem até 90% menos que as incandescentes. O consumo de uma lâmpada incandescente de 60W ligada 5 horas por dia durante um mês é de 9 kWh, o consumidor optando em trocar por uma lâmpada eficiente equivalente de LED de 7W com Selo Procel nas mesmas circunstâncias, passará a ter um consumo mensal de 1,05 kWh/mês, o que representa uma economia de 88% no final do mês.

Outro aparelho bastante importante é o ar condicionado, já que muitas pessoas que possuem o aparelho convencional reclamam do alto consumo de energia. A novidade é que, existem modelos de condicionadores de ar com a tecnologia inverter, capaz de gerar uma economia de energia significativa, proporcionar um menor ruído e refrigerando de forma rápida.

Em uma comparação, no ar condicionado comum o compressor liga e desliga constantemente para manter a temperatura desejada, gerando assim picos de energia, que causam um grande consumo, fazendo com que a conta de energia sofra um aumento. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias