DIA DAS CRIANÇAS

Crise: consumo deve cair pela metade no dia das crianças

Segundo pesquisa da Fecomércio, crise ainda deve afetar Dia das Crianças, mas data comemorativa deverá incentivar recuperação mensal da atividade comercial

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O  Dia da Crianças está chegando, e com ele a expectativa do comércio varejista em alavancar as vendas, ainda em um período de crise financeira no mercado de trabalho, causado pela pandemia de coronavírus. Por conta do cenário econômico, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) esclarece que ainda não é possível uma comparação positiva para o Dia das Crianças deste ano em relação ao ano passado, mas reforça a importância da data comemorativa para incentivar a recuperação mensal da atividade comercial na capital maranhense nesse momento de reabertura dos setores econômicos.

O cenário de expectativas para a data em 2020 é muito diferente do que era visto no ano passado, quando todo o contexto indicava um bom crescimento nas vendas no Dia das Crianças. As últimas datas especiais para o comércio sofreram bruscamente os efeitos do coronavírus. No Dia das Mães, em pleno auge da pandemia, as vendas caíram 41% em relação ao ano anterior. Já no Dia dos Pais, em situação um pouco mais amena em relação a 2019. Por isso, a data também está sendo vista como pequena salvação, principalmente para o comércio de rua, que foi o que mais sofreu com as medidas de isolamento social.

Segundo levantamento da Fecomércio sobre o índice de intenção de consumo das famílias (ICF) de São Luís realizado no mês de setembro, o nível de consumo das famílias obteve crescimento de +0,7% em relação ao mês anterior, mas apesar disso, na comparação anual, esse índice ainda registra uma queda de -45,7%, reflexo do impacto da pandemia sobre a economia local.

Com esses resultado,  a atividade comercial de São Luís ainda terá um Dia das Crianças pior do que o ano passado, na avaliação da Fecomércio. Por outro lado, a data comemorativa deverá impulsionar um crescimento das vendas. Segundo a pesquisa, três componentes que formam o indicador puxaram a aceleração do otimismo do consumidor na variação mensal: a avaliação sobre o nível de consumo atual (+11,2%), as perspectivas de melhoria profissional (+7,7%) e percepção sobre a segurança no emprego atual (+4,7%).

Geração de emprego aumenta intenção de compras

Falando em emprego, para a Federação do Comércio, os resultados da pesquisa mostram que o consumidor ludovicense tem percebido a retomada do mercado de trabalho local como uma oportunidade de recuperação do seu nível de consumo de antes da pandemia. “De janeiro a agosto deste ano, o mercado de trabalho de São Luís tem conseguido reverter gradativamente os impactos negativos da pandemia e já apresenta saldo positivo de 5.889 postos de trabalho com carteira assinada, embora 4.519 dessas vagas criadas tenham sido registradas no setor de serviços de saúde”, diz o órgão.

O mercado de trabalho de São Luís tem conseguido reverter gradativamente os impactos negativos da pandemia e já apresenta saldo positivo de 5.889 postos de trabalho com carteira assinada

Os demais setores também já apresentam saldo positivo de emprego no ano, apesar de resultados ainda tímidos, com destaque para a construção civil com saldo de +991 novos postos de trabalho, enquanto o comércio (+377) e a indústria (+160) ainda seguem em compasso de espera para voltar a gerar empregos de forma mais expressiva.

Momento exige adaptações

A migração do comércio para a internet já é uma realidade por parte do varejo. Um processo que foi acelerado pela Covid-19. Para o pós-graduando em marketing de vendas, Márcio Vieira, quem não se adaptar ao marketing digital pode ficar para trás. “Mesmo uma pessoa que ainda não tem o processo de venda pela internet, mas que começa a expor seus produtos, pode começar um processo que só tende a auxiliar sua loja física, por exemplo”, disse ele.

Além disso, escolher os presentes dos filhos pela internet também pode gerar grandes economias, pois não há a necessidade de sair com eles às ruas – momento em que muitos pais extrapolam os gastos em busca de satisfazer as vontades das crianças.

Outra mudança se dá no tipo de brinquedo que pode ser consumido em contraponto com o que está sendo ofertado. Com grande parcela  das crianças ainda sem estimativa de data para voltar às aulas, os brinquedos ganham maior importância, tanto os educativos, quando os que estimulam o convívio social.  “A ideia é que o varejo também acompanhe as tendências da sociedade e diversifique ainda mais oferta. Por exemplo, o mercado de eletrônicos foi um dos que cresceu, pois com a  pandemia e as aulas em ambientes virtuais, agora as crianças realmente precisam de celulares e computadores”, destaca Márcio Vieira.

Comércio funcionando

Embora seja feriado nacional (Nossa Senhora Aparecida e padroeira do Brasil), as lojas de São Luís tem autorização para funcionar no dia 12, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), negociada e assinada pela Fecomércio-MA juntamente com o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís (Sindcomerciários), nos horários de 8h às 18h, para os estabelecimentos comerciais situados em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais; e  10h às 22h para lojas situadas nos Shopping Centers.

O mercado de eletrônicos foi um dos que cresceu, pois com a  pandemia e as aulas em ambientes virtuais, agora as crianças realmente precisam de celulares e computadores

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