ECONOMIA

A importância do comércio online e inovações do e-commerce

Pequenas e grandes marcas recorreram à internet para fazer as vendas de seus produtos.

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As possibilidades de uso da tecnologia e internet aumentaram nos últimos anos e hoje podemos fazer de tudo com um computador ou celular, inclusive compras. Pequenas e grandes marcas recorreram à internet para fazer as vendas de seus produtos.

Com os métodos eletrônicos mais seguros, consulta de informações dos serviços e produtos, a avaliação dos consumidores, comodidade de receber em casa e probabilidade de troca, pode ser mais simples comprar pelo celular ou computador.

Seja por praticidade ou necessidade, não há como negar que cada vez mais pessoas recorrem às lojas virtuais. Até mesmo o entretenimento online, como os sites de cassino online, está no ramo, vendendo produtos e serviços de lazer. Indústrias inteiras estão se adaptando à internet ou até migrando suas operações para o mundo virtual.

Ainda que exista certa resistência e medo em pessoas que temem as compras online, o número de compras disparou nos últimos tempos. Pesquisas apontam o aumento de 80% no volume de compras online no Brasil, durante a Pandemia do novo coronavírus.

Por isso, adaptar um modelo de negócios para as vendas virtuais é de extrema importância para quem deseja agradar o público que consome esse tipo de serviço, pois a expectativa é que o interesse pelas compras online continue mesmo após a pandemia.

Dependendo do segmento da loja virtual ou mesmo do público-alvo para quem as vendas são dirigidas, as vendas online podem ser mais ou menos vantajosas. Tudo isso deve ser levado em consideração.

Como fazer compras online com segurança?

Se antes as pessoas tinham que visitar loja por loja para consultar os preços e ver os produtos pessoalmente, hoje as pessoas podem ver os produtos e comentários diretamente na loja online.

Mas como não há contato físico entre o vendedor, consumidor e até mesmo os fornecedores, é preciso tomar ainda mais cuidado. Isso porque o risco de fraude existe e o prejuízo pode ser grande, caso não haja prudência.

E, como o comportamento dos consumidores que fazem compras online ainda é novidade em alguns setores, o Código de Defesa do Consumidor ainda não tem uma legislação plenamente atualizada para este contexto.

Por isso, é sempre importante notar a segurança do site (dê sempre preferência por redes protegidas por criptografia – HTTPS). Isso garante a segurança de seus dados e dos métodos de pagamento, diminuindo as chances de problemas com fraudes.

Conheça também a reputação do site pela avaliação dos consumidores em sites especializados. A loja cumpre o que promete? A entrega é feita dentro do prazo? O produto ou serviço é corretamente disponibilizado ao cliente?

Atualmente também tem sido comum a parceria entre grandes redes com lojas menores. As lojas parceiras são responsáveis pela venda dos produtos em todo o processo (desde a divulgação até a entrega). Mas as grandes empresas intermediárias mediam o processo quando necessário.

Como ter uma loja online e aproveitar os recursos que ela oferece?

Ter uma loja online é muito mais do que montar um belo site ou perfil nas redes sociais e dispor seus produtos ou serviços. Então é preciso seguir alguns passos que aumentam a probabilidade de seu negócio ter sucesso no ramo.

Como seu produto chegará ao seu cliente? Como gerenciar os pedidos? Qual é a quantidade de produtos você tem em estoque? Qual será o faturamento e como será usado? São perguntas essenciais para quem quer ter uma loja virtual rentável.

O primeiro passo para ter uma loja virtual é montar um plano de negócios adaptado para o mercado online. É preciso desenvolver uma estratégia de marketing digital e fazer com que seu site atinja o público-alvo com eficiência.

Não prometa nada que não possa cumprir. Seja em vender um produto que não tem no estoque ou mesmo não dar conta de entregar no prazo combinado.

Tenha uma relação próxima com o seu cliente: esteja em contato nas redes sociais, chat, aplicativos de mensagem e muito mais.

Não economize em anúncios e promova a sua marca, produtos e serviços de sua empresa. Faça com que seu público-alvo seja atingido pela publicidade de seu negócio.

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