BENEFÍCIO

Veja como consultar abono salarial PIS/PASEP pelo app Caixa Trabalhador

Trabalhadores inscritos no programa podem receber benefício no valor de até um salário mínimo

O servidor pode encontrar o número na Carteira de Trabalho, nos extratos do FGTS, no seu Cartão Cidadão ou obter o número em qualquer agência da Caixa Econômica. (Foto: Reprodução)

Concedido desde o dia 16 de julho deste ano, o Abono Salarial pode ser consultado através do aplicativo Caixa Trabalhador, disponível para os sistemas Android e iOS. A partir desta terça-feira (18), os contribuintes nascidos em agosto terão acesso ao valor do benefício.

O pagamento, que pode chegar até o valor de um salário mínimo (R$ 1.045), contempla trabalhadores da rede pública e rede privada, sendo feito de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários. O saque do valor estará disponível até o dia 30 de junho de 2021.

Trabalhadores aptos a receberem

O Abono é destinado aos trabalhadores que são cadastrados há pelo menos 5 anos no programa; receberam, até no máximo, dois salários mínimos no ano-base; tendo trabalhado 30 dias no ano, consecutivos ou não.

Trabalhadores urbanos e rurais que sejam vinculados a empregadores Pessoa Física ou Jurídica, empregados domésticos, menores aprendizes e diretores sem vínculo empregatício, fazem parte do grupo apto a receber.

Contabilizado de forma proporcional ao tempo de serviço prestado no ano-base em meses, o valor limite é de um salário minimo, quando o trabalhador tiver trabalhado no período de 12 meses. A lista abaixo mostra os valores referentes ao tempo de serviço.

Imagem: Reprodução

Consulta ao PIS/PASEP

1 – Abra o aplicativo Caixa Trabalhador e faça login com suas credenciais da Caixa. Na tela inicial, localize a seção correspondente ao Abono Salarial e toque em “Exercício Vigente” para ver o saldo disponível para pagamento.

Imagem: Reprodução

O Caixa Trabalhador permite visualizar o calendário completo de pagamentos do exercício 2020-2021 e acessar uma calculadora para fazer uma simulação do valor do Abono Salarial. Para isso, basta informar o salário mensal e a quantidade de meses trabalhados.

Imagem: Reprodução

Saque do pagamento

Caso o trabalhador possua conta-corrente ou poupança na Caixa, o Abono Salarial será depositado direto na conta. Os que não tiverem a conta na Caixa, mas que tenham o Cartão Cidadão, podem fazer o saque em caixas eletrônicos da Caixa, Casas Lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui. Em terceiro caso, se o beneficiário não possui nem conta ou cartão cidadão da caixa, deverá procurar uma agência Caixa com documento oficial com foto e número do PIS.

Sair da versão mobile