NEGÓCIOS

Empréstimos com taxas máximas de 1,8% ao mês nas instituições conveniadas com o INSS

Para fazer este tipo de empréstimo não é preciso fazer consultas em órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa

Suspenso em 2020 em razão da pandemia, o retorno às atividades presenciais do órgão vem ocorrendo gradualmente. (Foto: Reprodução)

O Empréstimo Consignado é sem dúvida uma das melhores opções de crédito. Ao ser descontado diretamente da folha de pagamento do trabalhador ou do benefício do aposentado ou pensionista, os bancos não tem muito risco de inadimplência e por isso oferecem taxas baixas.

Quem é aposentado do INSS ou recebe pensão em caráter de permanente ainda tem maiores benefícios: além de ter taxas de juros mais econômicas do que em outras modalidades de crédito, também tem uma taxa máxima, isto é, as instituições financeiras não podem cobrar mais de 2.08% de juros.

Atualmente, a maior taxa é de 1,8% segundo as informações do Banco Central sobre o CET médio dos empréstimos realizados até os primeiros dias do mês, corresponde ao Banco Digio e as Financeiras Mercantil Brasil e Via Certa. As taxas mais econômicas são do Banco Santander (1,22%), do Banrisul (1,25%) e do Banco Cetelem (1,27%). Neste segmento de créditos o BC tem um listado de 36 instituições financeiras que disponibilizam este tipo de empréstimo.

Novas regras para o Consignado do INSS durante a pandemia

Recentemente, no dia 23 de julho o Instituto Nacional do Seguro Social, por meio da Instrução Normativa 107, instituiu novas regras para a liberação de crédito consignado para beneficiários do INSS. Entraram em vigor para contratos feitos a partir do dia 27 de julho e vão até o dia 31 de dezembro deste ano.

Em primeiro lugar autoriza o desbloqueio desta modalidade de crédito em 30 dias por meio de uma pré-autorização, antes era necessário esperar 90 dias após o recebimento da aposentadoria ou pensão permanente. Segundo, cria um prazo de carência de 90 dias, mas deixa a critério da instituição financeira se quer ou não disponibilizar este período para começar a descontar as parcelas.

Uma terceira mudança, porém de caráter permanente é o aumento do limite para operações com cartão de crédito, passa de 1,4 para 1,6 (por cada R$ 1000 do benefício, poderá realizar operações de até R$ 1.600)

Quem pode acessar um empréstimo consignado?

Funcionários e servidores públicos não contam com tantas vantagens, mas o consignado continua sendo um apoio econômico para os trabalhadores. No caso do consignado para funcionários públicos o menor CET do período é de 0,76% do Banco do Nordeste e o maior é de 4,39% da PortoCred, segundo a lista de 39 instituições do BC.

Banco Central. Foto: Divulgação

Para o Consignado Privado o Banco Central lista 47 instituições, as taxas atuais vão desde 0,32% na Financeira Pernambucanas, até 4,56% na LECCA. Em geral a menor estabilidade do emprego faz com que as taxas sejam um pouco maiores, mas é decisivo o contrato de consignação feito entre a instituição financeira e o empregador.

Para fazer este tipo de empréstimo não é preciso fazer consultas em órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa, basta que o cliente tenha margem consignável. Em outras palavras que o cliente não comprometa mais de que 30% do seu benefício para empréstimos de tipo pessoal e 5% mais para operações com o cartão de crédito consignado.

No momento da contratação sempre é feita uma avaliação do perfil do cliente, e dependo dos riscos da operação, as taxas de juros podem variar em comparação com as ofertas mostradas ou o valor médio indicado no BC. Por isso é muito importante avaliar bem todas as propostas disponíveis.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias