TERMINA HOJE

Veja passo a passo como declarar Imposto de Renda pelo celular

Prazo para declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020 termina na terça-feira (30).

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Termina nesta terça-feira (30) o prazo para declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020. No Maranhão, 369.400 entregaram suas declarações restando 1 dia para o final do prazo de entrega. A expectativa é de que sejam recebidas 405 mil declarações até as 23h59 de hoje, quando se encerra o prazo para a entrega da declaração.

Os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. Precisa declarar quem ganhou mais de R$ 28.559,70 em recebimentos tributáveis ao longo de 2019.

Você pode fazer a declaração de Imposto de Renda (IR) através do desktop ou celular. Quem opta pela segunda maneira precisa baixar o aplicativo “Meu Imposto de Renda”,  disponível gratuitamente para Android e iOS.

Veja passo a passo de como declarar pelo celular neste último dia:

Baixe o aplicativo

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
  1. Baixe e instale o aplicativo Meu Imposto de Renda 2020;
  2. Autorize-o a acessar os arquivos do seu celular;
  3. Insira o CPF e a data de nascimento na tela inicial.

Declare o Imposto de Renda pelo app

  1. O aplicativo irá mostrar todas as declarações que já foram enviadas para a Receita Federal. A de 2020 aparecerá como “não iniciada”. Toque no ícone “+” no canto inferior direito do bloco “2020”. Duas opções aparecerão: “Importar declaração do ano anterior” e “Iniciar declaração”;
  2. Se você tiver no seu celular o arquivo da declaração de 2019, selecione a opção “Importar declaração do ano anterior”. Quem a fez pelo computador pode transferir o arquivo DBK para o dispositivo por meio de cabo, e-mail ou Bluetooth. Com esse arquivo, vários campos do aplicativo já serão preenchidos;
  3. Se você não o tiver, selecione “Iniciar declaração”;
  4. Crie uma palavra-chave para a declaração de Imposto de Renda de 2020, além de uma pergunta e de uma resposta para o caso de você esquecer a palavra-chave.
Próxima »1 / 4
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias