CINEMA NACIONAL

42º Festival Guarnicê de Cinema abre inscrições

O maior e mais tradicional evento competitivo do cinema maranhense está com inscrições abertas e podem ser realizadas on-line, de maneira gratuita.

As inscrições para o Festival Guarnicê de Cinema podem ser feitas no site do evento até as 23:59 do dia 18 de março de 2019, horário do Maranhão. A edição desse ano promete muitas novidades: além das Mostras Competitivas Guarnicê de Filmes Maranhenses de Curta e Longa Metragem foram incluídas mais quatro categorias: Curtíssima-Metragem, Videoclipe, Reportagem Televisiva e Filme Publicitário.

O 42º Festival Guarnicê de Cinema acontecerá no período de 14 até 21 de junho de 2019, em espaços culturais do Centro Histórico de São Luís. A realização do evento é responsabilidade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), através do seu Departamento de Assuntos Culturais (Dac), com apoio de Instituições públicas e empresariais. A competição é para realizadores brasileiros, ibero-americanos e de países da língua portuguesa, com idade mínima de 18 anos.

Foto: Reprodução

A temática do festival é livre, porém, para a competição os filmes devem ter sido finalizados a partir de outubro de 2017. O edital desse ano foi definido em reuniões com cineastas, produtores e parceiros institucionais. O evento difunde as produções audiovisuais e promove o intercâmbio entre realizadores. Além das competitivas haverá mostras especiais não competitivas, ações formativas, bate papos, encontro com realizadores e pré-estreias.

Troféu Guarnicê – A diretora do Dac e coordenadora da 42ª edição do Festival, Fernanda Santos Pinheiro, destaca que os filmes inscritos serão selecionados pela Comissão de Pré-Seleção, formada por pessoas de reconhecida competência na área de cinema. O resultado será divulgado até 30 de abril/19. O prêmio oficial do evento é o Troféu Guarnicê, que será entregue aos vencedores das mostras competitivas, durante a cerimônia de encerramento.

 “A 42ª edição do Festival Guarnicê de Cinema virá com muitas novidades. Nós ampliamos o número de mostras competitivas direcionadas aos realizadores maranhenses. Uma ação estratégica planejada para acompanhar as crescentes demandas  do mercado audiovisual local e também poder ofertar ao público do Guarnicê uma maior programação de filmes, temáticas, estéticas e olhares diversos”, disse Fernanda Pinheiro.

 “Durante os oito dias do Festival Guarnicê, a cidade de São Luís do Maranhão se mobiliza e respira cinema. Além do grande engajamento dos realizadores locais, receberemos  diretores, produtores, roteiristas e profissionais de todo o pais, que estarão reunidos e interagindo, trocando ideias, olhares e novas perspectivas para o futuro do cinema nacional e maranhense”, disse Fernanda Santos Pinheiro.

Foto: Reprodução

 Premiação – O Júri de Premiação atribuirá o Troféu Guarnicê para o melhor filme longa metragem nacional, que receberá o Troféu Guarnicê e mais uma premiação em dinheiro de R$ 23 mil reais, dedutíveis de impostos. O Melhor filme curta metragem nacional receberá o Troféu Guarnicê mais premiação em dinheiro no valor de R$ 12 mil reais, também dedutíveis de impostos. Haverá ainda o Prêmio Assembleia para melhor filme curta-metragem, longa-metragem, longa ou curta metragem eleito por júri popular realizado por maranhenses com premiação em dinheiro de 10 (dez) salários mínimos dedutíveis de impostos. O edital completo está disponível em www.cultura.ufma.br/42guarnice.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias