CULTURA

Passeio Serenata no Centro Histórico homenageará imortais da Praça Panteon

Evento começa às 19h, com saída da Praça Benedito Leite; nesta edição serão destacas a vida e obra de personalidades imortalizadas nos bustos da Praça Panteon

(Foto: Maurício Alexandre)

Grandes nomes da literatura, arte e política maranhenses serão homenageados no Passeio Serenata desta quarta-feira (23). O evento, que começa às 19h na Praça Benedito Leite, vai homenagear algumas das personalidades imortalizadas nos bustos da Praça Panteon, recém-reinaugurada.

Um dos nomes mais famosos é o de Artur Azevedo, nascido em julho de 1855, em São Luís, e que aos nove anos de idade escreveu sua primeira peça, “Trinta contos de réis”. Ele também foi um dos fundadores da Academia Maranhense de Letras.

Outro nome importante é o da também ludovicense Maria Firmina dos Reis, escrava nascida em novembro de 1825, que se tornou escritora e fundou a primeira escola mista e gratuita no Brasil para crianças carentes. Dentre suas principais obras estão Úrsula, Guepeva, Cantos à Beira-mar e A escrava.

Para a secretária de Turismo Socorro Araújo, eventos como o Passeio Serenata ajudam a preservar o Centro Histórico de São Luís do Maranhão. “Estas personalidades são parte da nossa história e devem ser reconhecidas. O que temos feito é reforçar estes nomes e fazer com que a população saiba quem eles foram. Quanto mais forem lembrados, mais serão preservados, pois, se preserva o que se conhece. Será uma edição emocionante”, afirma.

SERENATA

O trajeto do Passeio Serenata percorre o largo da Praça Dom Pedro II e ruas da Praia Grande, com intervenções musicais e contação de histórias da cidade. O roteiro tem guia turístico e atores vestidos a caráter, numa espécie de teatro ao ar livre, e faz parte do programa Reviva, que reúne atividades culturais para ocupar o Centro Histórico da capital maranhense.

Além do passeio desta quarta, faz parte do projeto o Sarau Histórico, que conta em música e teatro a história de literatos maranhenses, e o Roteiro Reggae, um passeio musical justificando um dos apelidos da capital de Jamaica Brasileira. Os eventos não tem periodicidade.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS