CARNAVAL

Multiculturalismo regional e nacional no carnaval da ilha

Adotando a mesma estratégia do ano passado, governo do estado fará um carnaval diversificado, com a participação de artistas maranhenses e nacionais como atração

Ao lado de artistas maranhenses e de renome, Chico César é uma das promessas para o carnaval 2019 (Foto: Thercles Silva/Divulgação)

O carnaval de rua multicultural de São Luís seguirá a mesma linha adotada no ano passado, quando integraram a programação oficial nomes da música popular brasileira como convidados dos artistas maranhenses. A folia deverá se estender a vários pontos da ilha, mas as apresentações com  artistas como Vanessa da Mata, Moraes Moreira, Chico César, Lucy Alves, Dudu Nobre e Arlindinho acontecerão no circuito da Avenida Beira-Mar, localizada no Centro Histórico da Ilha, um dos polos da festa.

Estes artistas vão se inserir aos blocos locais Lamparina, Bota Pra Moer com Criolina, formado pela dupla Alê Muniz e Luciana Simões, Bittencá e Acolá, com Flávia Bittencourt, e Samba, Carnaval e Argumento, com o Grupo Argumento. De acordo com as primeiras informações extraoficiais divulgadas pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão (Sectur), os blocos terão participações especiais de artistas nacionais, mas quem fica com o comando dos blocos são artistas maranhenses. Assim como nas duas edições anteriores do carnaval maranhense, que contou com a presença de Zeca Baleiro, Fafá de Belém, Gaby Amarantos, Pinduca, Maria Gadú, Péricles e Fundo de Quintal, Elza Soares e outros convidados, a intenção é garantir e valorizar os artistas e brincadeiras que pertencem ao carnaval do Maranhão.

Em entrevista a O Imparcial, a cantora Flávia Bittencourt, que vai comandar o bloco Bittencá e Acolá, revelou que a sua convidada será a cantora Vanessa da Mata. “O nosso bloco sairá na terça-feira de carnaval, no dia 5 de março, onde faremos o Circuito da Beira-Mar com a mesma energia que fizemos com a Maria Gadú e que foi muito lindo e teve uma boa receptividade por parte do público. Acredito que o folião maranhense receberá a Vanessa da Mata, que é uma fofa, com o mesmo carinho”, disse Flávia Bittencourt, adiantando que o repertório terá músicas das duas cantoras que ganharam versões carnavalescas que passarão por marchinhas, Bloco Tradicional Tribo de índio e outros ritmos do carnaval maranhense e brasileiro.

ATRAÇÃO EM RECIFE

Em 2017, Vanessa da Mata foi a grande atração da abertura do carnaval de Recife. A cantora aproveitou  a oportunidade e convidou amigos  para a gravação de um DVD Caixinha de Música,  na Casa Natura Musical que sucedeu o álbum Segue o som, de 2014.  Na época das 25 músicas, sete eram inéditas. Entre novos trabalhos autorais da cantora e compositora, há espaço para o cover de Impossível acreditar que perdi você, sucesso nacional do cantor popular Márcio Greyck, no início dos anos 1970, e para Perfume barato, canção da própria Vanessa que há muito aparecia em shows, mas nunca tinha sido gravada.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS