CULTURA

Final de semana de pré-carnaval na Ilha

Reunião com a Polícia Militar, órgãos estaduais e municipais, e representantes de blocos definiram as ações disciplinares para garantir a segurança nas festas

Com chuva ou sem chuva, as festas pré-carnavalescas de rua de São Luís prometem esquentar os foliões neste final de semana. Na Madre Deus e no Centro Histórico ritmos como samba, pagode, antigos carnavais, blocos tradicionais, organizados e alternativos fazem a festa de quem não aguenta esperar somente pelo carnaval oficial.

Em reunião na manhã desta quinta-feira (10), ficaram definidas as ações disciplinares para garantir a segurança e o ordenamento nas festas, principalmente no bairro da Madre Deus, que no último final de semana reuniu pelo menos 10  mil pessoas, segundo a Polícia Militar. Participaram da reunião representantes de grupos carnavalescos, de festas pré-carnavalescas do bairro da Madre Deus, o Conselho Cultural da Madre Deus, autoridades da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Delegacia de Costumes, Secretarias Municipais de Trânsito e Transporte, de Serviços Urbanos, dentre outras.

Mais uma vez foi reiterada a questão do ordenamento. Não será permitido o estacionamento de veículos dentro da área do circuito de festas da Madre Deus, nem a utilização de som automotivo e paredões de som.

Silvério Jr, representante da Benta Produções, que realiza o Pré-Carnaval de Rua da Madre Deus, afirmou que esse alinhamento e o apoio dos órgãos institucionais é imprescindível para a segurança de todos. “No final de semana passada quase 15 mil pessoas desceram para a Madre Deus, e neste final de semana não será diferente. Então, essa reunião foi de avaliação e de alinhamento para que tudo saia bem. A gente que faz festa na Madre Deus precisa de todo esse aparato para organizar tudo”, disse.

Haverá barreiras policiais e disciplinamento do tráfego com interdição em alguns pontos. As proximidades das ruas São Pantaleão, Passeio, e Praça do Cemitério serão interditadas a partir das 15h, sendo proibido o estacionamento nas proximidades do Largo do Caroçudo onde acontece a festa.

O Pré-Carnaval de Rua da Madre Deus começa no domingo, 13, às 17h, uma variedade de grupos carnavalescos da Grande Ilha, a exemplo da  Máquina de Descascar’Alho, Bloco Tradicional Os Foliões, Madrilenus, Bloco de Samba  Fuzileiros da Fuzarca e Escola de Samba Turma do Quinto.

Também no domingo, 13 o Bloco Os Foliões promove o tradicional Dia do Caçador, com grande cortejo pelas ruas do Centro Histórico, evento que acontece há mais de 20 anos. É a saída oficial do bloco, que inicia o cortejo às 15h da sede do bloco (rua São Pantaleão).

Sábado tem Bicicleta e Pirata

No sábado, 12, a Bicicleta do Samba faz o seu tradicional pré-carnaval na Rua do Egito, a partir das 17h com participações, na primeira prévia, da sambista Anastácia Lia e do grupo Sindicato do Samba. “A rua do Agito do Pré-Carnaval de São Luís, como ficou conhecida a rua do Egito, terá a Arena Bicicletiana com toda estrutura de segurança pública e privada, com total comodidade para o brincante e uma grande praça de alimentação com barracas de bebidas e lanches” diz Gutemberg Bogea, organizador da festa.

Em frente ao Bar do Porto, no Centro Histórico, tem a Banda do Pirata do Porto, que começa às 18h. Aberta ao público, tem  várias atrações cantando músicas e marchinhas carnavalescas.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS