ORIXÁS

Moda e tradição africanas serão homenageadas nesta sexta em São Luís

A exposição Xiré dos Orixás traz a exposição de ‘roupas de santo’ como prova de que os tecidos também carregam história e cultura

Foto: Reprodução

Além das manifestações já conhecidas, a força afro-brasileira vive também nos tecidos das vestes e indumentárias utilizadas em rituais de candomblé umbanda. Diretamente dos terreiros piauienses de Ilè Oyá Tade e Ilè Asè Oloomi Wura, a exposição Xiré dos Orixás trará esta parte importante da cultura na próxima sexta-feira (14) na Casa do Maranhão, no Centro, em São Luís.

A exposição faz parte da pesquisa “Roupas de Santo: marcadores identitários das religiões afro-brasileiras”, da Universidade Federal do Piauí, e tem como objetivo problematizar a intolerância religiosa e o racismo enraizados no Brasil – cujas vítimas são identificadas pelos agressores, na maioria das vezes, pelas roupas.

Além da exposição, o espaço contará com um desfile de moda afro, que carrega a mesma proposta da utilização das roupas como peças essenciais para conhecer a história afro-brasileira e desconstruir os preconceitos acerca dela.

O Xiré dos Orixás acontecerá até o dia 31 de dezembro e a entrada é franca; já o aprofundamento na história que baseia toda a nossa cultura até hoje é para toda a vida. Não perca essa oportunidade!

VER COMENTÁRIOS
MOSTRAR MAIS