EDUCAÇÃO

Estudantes do interior do Maranhão visitam São Luís

“É a primeira vez que venho a São Luís, é uma cidade encantadora”, disse a estudante Paula Barros

Estudantes conheceram as instalações do prédio histórico do Palácio dos Leões (Foto: Nael Reis)

Em mais uma edição do projeto Tour Jovem Cidadão, 75 estudantes, desta vez do município de Sítio Novo, a 630 km da capital maranhense, foram recebidos para um bate papo com o governador Flávio Dino (PCdoB), na tarde de sexta-feira (14). Os estudantes, após visitar vários pontos turísticos e culturais de São Luís, foram ao Palácio dos Leões, onde, além de conhecer as instalações do prédio histórico que é sede política institucional do Governo do Estado, puderam conversar com o governador sobre educação, questões do município e planos para o futuro dos jovens.

O projeto Tour Jovem Cidadão tem a finalidade de oferecer turismo educativo aos alunos da rede estadual de ensino, através de um passeio pela cultura e história de São Luís. Para o governador Flávio Dino, o projeto tem contribuído com a formação de centenas de estudantes, de várias cidades maranhenses, que tem a oportunidade de ter acesso a bens culturais, conhecendo assim mais sobre o Maranhão.

“Este projeto proporciona educação, cultura e lazer, mas proporciona, sobretudo, a possibilidade de aproximação com as pessoas que a gente representa”, pontuou o governador.

Na conversa com os estudantes do Centro de Ensino Parsondas de Carvalho, Flávio Dino lembrou que a escola passou por uma ampla reforma, que ofereceu mais dignidade ao dia a dia dos meninos e meninas e que o investimento em educação é a base fundamental da atual gestão do Governo do Estado.

“Tem duas palavras que eu queria que vocês retivessem em seus corações após viagem: a primeira é igualdade, esta é a nossa luta diária e é por isso que a gente investe tanto em educação, que é a segunda palavra que eu quero que vocês retenham para a vida inteira. Igualdade e educação. É impossível viver uma sociedade justa se não houver uma educação digna para todo mundo e isso é base, é como permitir que vocês possam voar, é com chances e oportunidades”, afirmou Flávio Dino.

A estudante Alessandra Furtado guardará na memória os conselhos e a oportunidade de encontrar, de perto, com o governador. “Essa proximidade é muito única, estamos aprendendo e conhecendo o governador, não esqueceremos”, relatou a jovem.

Participaram da recepção aos alunos, os secretários de Estado de Educação, Felipe Camarão; e de Cultura e Turismo, Diego Galdino; além dos senadores eleitos Eliziane Gama e Weverton Rocha.

Tour Jovem Cidadão

O projeto Tour Jovem Cidadão é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com as Secretaria de Educação (Seduc) e da Juventude (Seejuv), com a Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) e gestores municipais de juventude.

Nesta edição, os alunos de Sítio Novo permanecem por três dias em São Luís, visitando casas de culturas, museus, praias e shoppings.

O estudante do 3° ano, Paulo Barros ainda não conhecia São Luís e achou a oportunidade única e engrandecedora. “Eu gostei muito, foi algo incrível, que só acrescentou mais ao aprendizado da gente sobre a cultura maranhense. É a primeira vez que venho a São Luís, é uma cidade encantadora”, disse.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias