CULTURA

Evento de tambor do Maranhão é selecionado para o Natura Musical 2019

O Encontro de Tambores da Resistência, do município de São Vicente Ferrer, é o primeiro projeto maranhense a ser financiado pelo programa de apoio à cultura da Natura

(Foto: Fernando Martinho)

Pela primeira vez, um projeto maranhense foi selecionado para o programa nacional de financiamento cultural da Natura. O Tambores de Resistência, evento que ocorre no município de São Vicente Ferrer, no interior do estado, é um dos 50 projetos culturais que serão financiados pelo Natura Musical 2019. 

O programa da Natura oferecerá cerca de R$ 4,9 mi aos grupos, bandas e projetos selecionados, financiando gravações, turnês e planos de cada um. A iniciativa é uma forma de incentivo à cultura nacional ao dar oportunidade e visibilidade aos projetos meticulosamente selecionados por 27 curadores de todo o país.

“É uma vitória”, declara Luciana Simões, produtora do Festival BR-135 e única curadora maranhense do programa. “Agora, os produtores e artistas locais podem se sentir representados e confiantes para propor mais projetos ano que vem”.

A proposta aprovada foi a de que o investimento no Tambores da Resistência será usado para financiar o encontro em si e o registro audiovisual dele.

Tambores de Resistência

Pautado na resistência, o Tambores é um conjunto de manifestações rítmicas e tem como base o Movimento Quilombola do Maranhão (MOQUIBOM), que luta pelo reconhecimento, a demarcação e a titulação de territórios quilombolas no estado. Ocorre no Território Quilombo Charco, em São Vicente Férrer, no Maranhão.

Pequenas coreiras no Encontro de Tambores no quilombo do Charco. (Foto: Andressa Zumpano)

Trata-se de um evento de tambor para mostrar a dimensão dessas lutas, onde reúnem-se pelo menos 14 grupos de 18 diferentes comunidades da região. Conta principalmente com o Tambor de Crioula, mas também são presentes o tambor de Mina, Forró de Caixa, Lili Lindô, Caixas do Divino Espírito Santo e Bumba Boi.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias