DE SÃO LUÍS PARA O MUNDO

Artista maranhense de ‘lambes’ tem suas obras exibidas no Egito

Silvana Mendes, estudante de artes visuais da UFMA, teve seu trabalho selecionado para a Bienal de Cairo, no Egito

Estudante de artes visuais da UFMA, Silvana Mendes, enquanto cola um de seus lambes. (Foto: Arquivo Pessoal)

Quando inscreveu suas obras no edital da Bienal de Cairo, a estudante Silvana Mendes não esperava ser selecionada. Foi surpreendida ao receber a mensagem do evento, que dizia que seus lambes, junto com os de outros artistas brasileiros, seriam exibidos na cidade egípcia dos dias 1 a 15 de novembro.

“Ainda estou passando pelo processo de cair a ficha” conta Silvana, animada com o fato de seu trabalho ter saído do país pela primeira vez. “Mesmo que seja uma coisa materialmente pequena” conta, referindo-se ao tamanho da impressão dos seus lambes, em papel A3, “para mim, é uma coisa bem potente”.

A exibição faz parte da oficina Lambe-Lambe: the Brazilian paste art workshop (o workshop da arte colada, em português), ministrada na bienal pelo artista carioca Alberto Pereira, onde as obras selecionadas são usadas como referência. Depois, são coladas por crianças da comunidade, muitas vezes refugiadas da Síria, pelos muros de Cairo.

Crianças segurando lambes selecionados, antes de serem colados pelos muros de Cairo. (Foto: Facebook/Biennale Cairo)

A temática do seu projeto artístico de Silvana, ‘Solidão dos Bustos’, busca questionar o confinamento das bustos do Museu Histórico e Artístico do Maranhão. O objetivo, ao transformá-las em ‘lambes’ e espalhá-los pela cidade, é desconstruir esse isolamento e transformar as esculturas em agentes vivos, vulneráveis, inclusos no meio.

Silvana Mendes. (Foto: Arquivo Pessoal)

As obras da estudante já fizeram parte de quatro exposições de São Luís, além de também terem sido exibidas na Bienal da UNE de 2017, em Fortaleza, e na III Bienal do Sertão de Artes Visuais, na Bahia.

O que é lambe-lambe?

Também chamados de poster-bomber, os lambe-lambes – ou somente lambes – são pôsteres de tamanhos variados colados com cola caseira, normalmente em muros de espaços abertos da cidade. Podem ser feitos individualmente, com tinta, ou em série, por impressão. Surgiu na França durante o Renascimento. Hoje, é uma das mais importantes manifestações artísticas urbanas.

Bienal de Cairo

O Off Biennale Cairo (OBC) é um evento de artes visuais sem fins lucrativos. Independente, tem como objetivo valorizar a arte contemporânea egípcia e internacional. Teve sua primeira edição em 2015 e, desde então, leva artistas de todas as partes do mundo para exibir e agregar conhecimento aos aspirantes ou amantes de arte da cidade de Cairo, no Egito.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias