GRANDE ILHA

Professora Dad Squarise dá o tom na abertura do Ribamar Literário

Professora e jornalista é a convidada especial do festival de literatura que acontece nesta quinta e sexta-feira, em São José do Ribamar

(Foto: Saulo Marino/O Imparcial)

Começou nessa quinta-feira (18), o Festival Ribamar literário, na Praça da Matriz em São José de Ribamar. O presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, foi um dos convidados de honra, que compuseram a mesa ao lado da convidada especial Dad Squarise, editora de opinião do jornal Correio Braziliense, do grupo Diários Associados.

Ao declarar aberto o Festival, no Salão de Turismo da cidade, o prefeito Luis Fernando falou da importância da literatura na cultura dos jovens. “Retomamos o festival numa parceria direta com a Academia Maranhense de Letras. São José de Ribamar está em festa hoje e amanhã com esse festival que leva para dentro das escolas a imortalidade da literatura maranhense. Todos os escritores convidados vão conversar com os alunos sobre suas obras e inspirações, e isso é instrumento decisivo para melhorar a qualidade de ensino”, afirmou.

Na sequencia, a professora e jornalista Dad Squarise foi a responsável pela palestra de abertura, e apresentou uma relação entre os deuses gregos da mitologia e a língua portuguesa. Encerrou a manhã a escritora Alessandra Machado, natural de Balsas, que esteve autografando seu livro de estreia “Rio das Balsas e das Paixões”.

Pela tarde, Squarise ministrou ainda palestra para alunos do Ensino Médio, e a noite se encontrará com alunos do cursinho pré-vestibular. Programação que deve se repetir amanhã pela manhã e tarde, último dia do evento. “Um festival como este é muito bem vindo para que as pessoas tenham contato com livros, assistam palestras, tenham contato com os livros. Com a cabeça aberta se aprende muita coisa, e quem vai fazer o Enem pode aproveitar”, afirmou a professora.

A programação segue nessa sexta-feira (18), com inúmeras atividades culturais e literárias, além da feira do livro, na Praça da Matriz.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS