EXPOSIÇÃO

Meireles Junior expõe belezas do Maranhão em realidade virtual, em Paris

A exposição “12 Discípulos da Arte” reúne obras de artistas brasileiros. As fotografias de Meireles Junior compõem a primeira exposição brasileira de realidade aumentada

A riqueza cultural e belezas naturais maranhenses estão invadindo a “cidade luz” através das lentes do fotógrafo Meireles Junior. Lançadas no ano de 2008, as fotografias do livro “Entre o Céu e a Terra”, já expostas em Nova York, nos Estados Unidos, e Busan, na Coréia do Sul, encantam agora os parisienses na exposição “12 Discípulos da Arte”, na galeria do Centro Cultural Maurice Ravel, em Paris, até o dia 26 de outubro. As imagens, aponta Meireles, compõem a primeira exposição brasileira de realidade aumentada, o que enaltece ainda mais a arte exposta.

Com apenas um toque, através de um aplicativo para smartphones, o público pode transformar as fotografias expostas em vídeos convidativos sobre os tesouros do Maranhão. “O aplicativo dá continuidade à imagem, que está na exposição ou no livro. Basta clicar no app, apontar para a página, e você vai ter uma surpresa, que é a continuação da imagem através de vídeos mostrando a nossa cultura, nossas belezas naturais”, explica Meireles. A ferramenta, Zappan, está disponível para iOs e Android.

O convite para participar da exposição em Paris surgiu a partir do relançamento do livro “Entre o Céu e a Terra” em Nova York, em maio do ano passado. “É um orgulho pra todo artista, todo brasileiro que leva sua cidade, seu estado, pra um lugar distante onde as pessoas às vezes não têm noção do que a gente tem de belezas naturais“, comenta o fotógrafo. A exposição, que teve início dia 02, tem curadoria da Diretora da Instituição Cultura Brasil-Europa, Edna Abreu. Além de Meireles, outros onze artistas brasileiros mostram, em Paris, os traços marcantes da arte brasileira.

A exposição das obras do fotógrafo maranhense conta com apoio da Universidade Ceuma, SESI/Fiema, Aparecida de Carvalho Clinic, Taguatur Turismo, Fribal, Potiguar, Viva Água, Dom Bosco, Sinduscom, Clínica de Olhos Dr. Fábio Lúcio, Associação Comercial do Maranhão, Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.

Sobre Meireles Junior

Meireles Junior é designer de formação, e iniciou carreira como fotógrafo em 1995. Ao longo dos anos, desenvolveu técnica apurada, que lhe rendeu premiações e grande apreço do público. Retrata e exalta as belezas do Maranhão, já tendo publicado cinco livros: Lume (2001); Descobrindo os Lençóis Maranhenses (2003); Entre o Céu e Terra – Maranhão Patrimônio de Imagens (2008); 400 Anos Luz (2012), Sobre São Luís (2014) e Sobrenatural: Impressões sobre os Lençóis Maranhenses e o Grand Canyon (2016).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias