Espetáculo Ogroleto em apresetanção na XII Semana de Teatro do Maranhão, em 2017. Foto: Clarissa Vieira/Teatro Arthur Azevedo

A Semana do Teatro no Maranhão torna público o edital da sua 13ª edição. Este ano o festival ocorrerá entre os dias 19 a 25 de novembro e entre as novidades desta edição, atores e grupos artísticos poderão participar da Mostra Competitiva, que irá premiar com o Troféu Apolônia Pinto e certificado os destaques nas categorias como melhor espetáculo, direção, texto, ator e atriz, figurino, caracterização, iluminação, sonoplastia e cenografia.

Além do cachê de R$ 4 mil reais para as apresentações, haverá o prêmio de 5.000,00 (cinco mil reais) para o Melhor espetáculo. Lembrando que os cachês permanecem independente das premiações.

O homenageado do ano será o ator, diretor teatral e professor Josué da Luz que recebeu diversos prêmios com os espetáculos Aurora da Minha Vida, Woyzec, Livro de Jó, além de vasta experiência com espetáculos musicais.

A programação ainda contará com a II Mostra Arte de Rua, onde serão aceitos trabalhos de artistas de rua que utilizem umas das seguintes modalidades: teatro, dança, mimica, música, circo ou intervenções urbanas. Ao fim da apresentação os três melhores receberão prêmio em dinheiro segundo voto popular.

Inscrições abertas

Até o dia 6 de setembro estão abertas as inscrições para quem deseja ministrar oficinas sobre os seguintes temas: produção teatral, corpo e movimento, dramaturgia, voz, iluminação, sonoplastia, cenografia, figurino, circo, caracterização e outros. O mesmo prazo é para inscrições de espetáculos de teatro adulto, infanto-juvenil, teatro de rua, circo teatro, teatro-musical e ensaio aberto de trabalhos em processo. Para se inscrever basta acessar o formulário online e preencher os dados solicitados.

Confira o edital completo da XIII Semana do Teatro do Maranhão