GALERIA

São João no Maranhão: dada a largada para os festejos juninos

O tradicional arraial da Praça Maria Aragão arrastou um público fiel, que acompanhou atento do Tambor de Crioula ao Forró em uma noite de brilho, cores e diversão

O São João no Maranhão já começou! Em São Luís, nesta sexta-feira, 15, as festanças ocorreram em diversos pontos. O tradicional arraial da Praça Maria Aragão arrastou um público fiel, que acompanhou atento do Tambor de Crioula ao Forró em uma noite de brilho, cores e diversão.

O Secretário Municipal de Cultura, Marlon Botão, destacou que o arraial é um espaço seguro, diverso e ideal para as famílias. “Aqui nós vamos ter durante 17 dias quase 150 atrações das mais diversas manifestações culturais: Bumba-meu-boi, Tambor de Crioula, Cacuriá, Dança do Lelê, grupos musicais e quadrilhas”, adiantou. O ponto conta com três espaços que abrangem as brincadeiras e grupos, os shows de artistas com bandas e um barracão do forró, para os amantes do pé-de-serra.

Leia também: 8 motivos que tornam o São João do Maranhão o melhor do Brasil

Pontapé com tradição

A programação do São João de Todos, na Praça Maria Aragão, começou com o Tambor de Crioula de Apolônio, do bairro da Liberdade. O grupo já chega aos 47 anos de existência, e mostra que constrói futuro com as novas gerações. É o caso do menino Jefferson Ruan, que começou a tocar Tambor aos cinco anos, e hoje, aos dez, já domina os três instrumentos da brincadeira. “Eu me sinto feliz, eu já botei um neto meu com 20 anos, duas filhas, e agora ele”, conta a avó da criança, Verônica Pereira, a Neném.

E por falar em construir futuro, outra brincadeira que ganhou destaque na noite foi o Boi da Vila Conceição do Coroadinho, de Costa-de-mão. O sotaque, que tem deixado os amantes da cultura e as comunidades em alerta pelo risco de extinção, é o grande homenageado deste São João de Todos.

Finalizando o primeiro momento de apresentações no tablado, o Boi Oriente, de sotaque da Baixada, encantou o público com seus ritmos, indumentárias e coreografias, além dos típicos cazumbas que abrilhantaram o palco.

Fotos: Juliana Ribeiro / O Imparcial

Show eclético de Eugênia Miranda

A cantora Eugênia Miranda animou o público em seguida com um show eclético, que trouxe grandes clássicos do Forró e músicas conhecidas de brega e estilos afins, acompanhada por banda e dançarinos para animar a platéia. A artista chegou a chamar casais para o palco, que dançaram ao som de dois clássicos românticos.

O professor Antônio Pereira Azevedo, de 55 anos, participou do momento família. “Esse ano eu tirei pra curtir o São João. Os arraiais, sem dúvidas, são para a gente curtir, se divertir. A gente subir no palco tem uma sensação de herói”, comentou.

Fotos: Juliana Ribeiro / O Imparcial

Orquestra e Batalhão Pesado

Para fechar a noite com chave de ouro, o público foi abrilhantado pelo tradicional e belíssimo Boi de Axixá, que provou ser um dos gigantes do Maranhão no sotaque de Orquestra. Logo após, a Maria Aragão foi tomada pelo batalhão pesado do Boi da Maioba, com suas matracas, pandeirões e tambores-onça que fizeram tremer o chão. A programação encerrou com o pomposo Boi de Morros, também no sotaque de Orquestra.

AO VIVO: São João de Todos na Praça Maria Aragão

Posted by O Imparcial on Friday, 15 June 2018

E amanhã tem mais! Flávia Bittencourt convida Alceu Valença e Nando Cordel para o palco da Praça Maria Aragão.

Confira a programação completa do arraial da Maria Aragão

Veja a galeria:

Fotos: Juliana Ribeiro / O Imparcial

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias