SÃO JOÃO

Saiba quais são os arraiais espalhados por São Luís

Tanto faz se o arraial ou festa junina são organizados pela iniciativa privada, pela comunidade, ou promovidos pelo setor público, uma das maiores festas do Maranhão, o São João, contagia toda a cidade

Reprodução

Não há como negar! Chegou o mês de junho e a cidade se contagia com sabores, cores, cheiros e a alegria dos grupos juninos que se extravasam nos arraiais e espaços juninos da capital. “Já sinto o cheiro do São João. É uma época muito especial. Muda o clima da cidade”, comenta a produtora cultural Maíra Pinto, responsável por uma quadrilha junina, uma das muitas manifestações da temporada.

Tanto faz se o arraial ou festa junina são organizados pela iniciativa privada, pela comunidade, ou promovidos pelo setor público, uma das maiores festas do Maranhão, o São João, contagia toda a cidade. As festas juninas movimentam a Ilha com milhares de pessoas prestigiando as apresentações, onde a estrela principal é o bumba-boi nos seus mais variados sotaques, mas também de manifestações juninas de danças diversas como cacuriá, quadrilha, dança portuguesa, tambor de crioula, dança do boiadeiro, dança do coco, entre outras.
Além dos arraiais oficiais organizados pelo Governo do Estado e Prefeitura, instituições, associações, shoppings, igrejas e comunidades criam seu próprio terreiro junino, que pode ser por uma temporada inteira, ou apenas de um dia. “São dezenas de arraiais no Maranhão, mais de 500 atrações de grupos culturais do nosso estado, mostrando a pluralidade, a diversidade, a força, a criatividade e inovação da cultura do Maranhão”, disse o governador Flávio Dino em visita ao Arraial do Ipem, no Calhau, um dos locais da festa em São Luís.
Nos arraiais oficiais do estado serão 17 dias de apresentações, com mais de 500 grupos e artistas maranhenses, participações especiais e mais de mil apresentações de bumba meu boi e grupos diversos.

Para saber onde ver o melhor da cultura junina maranhense, nesse grande arraial que é a capital, e para quem ainda tem dúvida para onde ir, ou quer saber onde será a festa mais próxima de casa, listamos um roteiro com as principais festas da cidade.

Festa oficial
As praças Nauro Machado e Maria Aragão, o Ipem e a Vila Palmeira já começaram suas programações. Com seis atrações por noite em cada arraial, entre grupos de bumba meu boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows de artistas locais e nacionais, além de comércio de pratos típicos da gastronomia maranhense e peças do artesanato.

Nos bairros
Tem programação oficial do Governo do Estado em espaços da capital, a partir do dia 22, no Ceprama, e nos bairros: João Paulo, Bairro de Fátima, João de Deus, Liberdade, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel, e Largo de Santo Antônio (Centro). Nesses bairros já está havendo programação organizada pela própria comunidade.

São Luís Shopping
O arraial acontece na Praça de Alimentação do shopping e começa às 18h. A programação vai até o dia 30.

Shopping da Ilha
O Arraial da Ilha vai até o dia 17 e a programação começa às 17h, com várias atrações juninas.

Multicenter Sebrae
O espaço vai abrigar o São João da Thay, dia 28 de junho, que este ano acontece pela segunda vez. A festa, promovida pela influenciadora digital Thaynara OG, é em beneficência à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e vai apresentar, além de várias atrações juninas do estado, shows com artistas nacionais, convidados e terá a participação de personalidades da internet. O evento é pago.

Pertinho de Você
O arraial é na Cohama, ao lado Batuque e tem atrações a partir das 19h, até o dia 30 de junho. Neste sábado, 16, o show é de Tony Guerra e Forró Sacode.

Arraiá do Povo
Realizado pela Assembleia Legislativa do Maranhão, o arraial encerra hoje, 16, com quadrilha, bois Barrica, Pirilampo, Maioba e show de Luckas Seabra A festança, aberta ao público, acontece no estacionamento da Casa.

Arraiá TQ
Promovido pela Escola de Samba Turma do Quinto o arraial será de 22 a 24, na sede da Escola, na Madre Deus. A programação é aberta ao publico e começa às 20h. Dentre as atrações, Grupo Piaçaba, Boi de Maracanã, Barriquinha.

Arraial Esperança
Em prol da Fazenda Esperança de Coroatá que trata pessoas com dependência química, o arraial será neste domingo, 17, na Associação do Pessoal da Caixa (Calhau), a partir das 18h. A entrada é de 20 reais e tem entre as atrações, Gabriel Melônio, Boi Barrica, Boi Encanto da Ilha.

Fofinho da Roça
Realizado pelo grupo Amigos do Angelim, acontece até o dia 1º de julho, no Condomínio Angelim.

Balaio de Sotaques do Sesc
Com apresentações de bumba meu boi, tambores de crioulas, danças portuguesas, dança do lelê, dança do pela porco, cacuriá, quadrilhas estilizadas, danças do coco e shows com artistas e grupos locais, a agenda junina do Sesc acontece no Sesc Turismo (Olho d’Água), de 22 a 27 de junho. No Sesc Comunidade (Raposa), no Dia de São João (24); em Caxias, nos dias 8 e de 10 a 16 de junho, e em Itapecuru, nos dias 20 e 21 de junho.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias