LITERATURA MARANHENSE

Juiz Osmar Gomes lança o livro ‘Lembranças e Emoções’ nesta quinta

A obra é uma coletânea de poemas com versos ora ritmados com histórias, experiências de vida do autor

Juiz Osmar Gomes foto: divulgação

O juiz e membro da Academia Ludovicense de Letras, Osmar Gomes dos Santos, lança, nesta quinta-feira,07, o livro Lembranças e Emoções. A obra é uma coletânea de poemas com versos ora ritmados, ora sem aquele compromisso rígido com a métrica ou com a sonoridade perfeita, mas ricos em conteúdo, histórias, experiências de vida que valem ser compartilhadas.

Apesar de trazer acontecimentos da vida do autor, a obra faz o leitor despertar lembranças adormecidas de momentos marcantes. Narrativas se misturam a descrições de situações reais que ficaram captadas com a alma, mas também dão lugar aquele poema lírico, nos quais apenas estão expressos os sentimentos, o desejo, a admiração do outro ou do mundo exterior.

O resgate de experiências vividas, ou simplesmente observadas, misturam-se ao longo da obra, permitindo que o leitor seja apanhado e transportado para os versos.

Osmar Gomes destaca que apesar da sua autoria é uma obra que facilmente faz com que cada leitor também possa regressar às suas memórias que marcaram sua trajetória. Ele fala da vida difícil, da escassez de bens, de uma rotina de trabalho, estudos e brincadeiras de criança em um contexto carregado de amor, compaixão e construção de valores.

“Busquei expor algumas boas e outras duras recordações daquilo que vi e vivi. Acredito que precisamos resgatar bons valores e tradições já deixadas de lado diante de algumas facilidades tecnológicas ou mesmo por conta da rotina diária em um mundo tão complexo. É preciso também valorizar a importante história. Cada um possui a sua e deve rememorá-la, jamais deixar que se apague”, diz Osmar Gomes.

O Autor

Foto: Divulgação

Osmar Gomes é natural do Povoado Enseada Grande, Município de Cajari (MA). De infância difícil, começou na lavra ainda criança. Já na capital, foi flanelinha e ajudante de pedreiro, sem nunca deixar de estudar. Passou a dar aulas como professor particular. Antes de ser juiz, foi aprovado também no concurso para agente e delegado de Polícia Civil.

Atualmente Osmar Gomes dos Santos é juiz de Direito Titular da 1ª Vara do Júri da capital. Na unidade, já teve a oportunidade de conduzir8085 julgamentos importantes, a exemplo dos acusados pela morte do jornalista Décio Sá.

Como escritor, se destaca na produção de livros e artigos sobre o cotidiano e é ocupante da cadeira 14 da Academia Ludovicense de Letras e 18 da Academia Maranhense de Letras Jurídicas.

Programe-se

O que: Lançamento do Livro Lembranças e Emoções

Autor: Osmar Gomes dos Santos

Data: quinta-feira, 07 de junho

Horário: a partir das 19h

Local: Restaurante Feijão de Corda (Av. Litorânea, ao lado do Círculo Militar)

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias