2018

Corpo de Bombeiros realiza operação para o São João

O Corpo de Bombeiro realiza vistorias técnicas em diversos arraiais, orientando os organizadores e solicitando as condições de segurança em cada ponto de concentração de público

Governo do Estado realiza operação de disciplinamento voltada a donos de barracas e organizadores dos festejos. A ação é coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e consiste em vistorias nas estruturas, monitoramento do manuseio adequado de materiais e avaliação das condições de armazenamento dos produtos para venda. O trabalho prossegue com fiscalizações durante as festas juninas, de 15 de junho a 1º de julho.

O planejamento será focado nos grandes arraiais cadastrados e também nas pequenas organizações de bairros que precisam estar atentas às normas para prevenção de ocorrências, explica o comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto Araújo. “São cuidados necessários para que possam exercer a atividade no período. A corporação estará presente monitorando o funcionamento destes espaços, tantos oficiais, quanto os não-oficiais”, destacou. A ação preventiva é organizada meses antes dos festejos para garantir o disciplinamento e as adequações necessárias até início das festividades.

O Corpo de Bombeiro realiza vistorias técnicas em diversos arraiais, orientando os organizadores e solicitando as condições de segurança em cada ponto de concentração de público. Outros itens como disposição de barracas, condições das instalações elétricas e da estrutura dos arraiais, manuseio de materiais, equipamentos e de fogos de artifício, presença de itens de segurança como extintores, além das condições dos produtos a serem comercializados serão avaliados na operação.

A operação se estende aos cinco arraiais oficiais – o Ipem (Calhau), da Praça Maria Aragão (Beira Mar), da Vila Palmeira (Vila Palmeira), Praça Nauro Machado (Centro Histórico de São Luís); e na Beira Rio, município de Imperatriz – nos quais equipes do Corpo de Bombeiros terão permanência com efetivo e equipe de ambulância para atendimento de urgência.

Os festejos do Largo de Santo Antônio, na Igreja Santo Antônio, Centro Histórico; nos bairros de Fátima, Liberdade, Cohatrac, Anil, Cohajap, João Paulo, João de Deus, Cidade Operária, Anjo da Guarda e Vila Embratel recebem fiscalização e contam com ações do Corpo de Bombeiros. Há ainda pequenas organizações que anualmente solicitam a presença da corporação e também serão contempladas com ações secundárias.

Fiscalização

Durante o São João de Todos, o Corpo de Bombeiros atua com apoio de viaturas operacionais do tipo ambulâncias, unidades de salvamento e resgate e caminhões contra incêndio, para serviços de prontidão e orientação contra acidentes. Paralelamente, a Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) vai realizar fiscalização periódica todas as noites.

“O objetivo é averiguar se as condições de funcionamento e itens de segurança exigidos estão de acordo com os instalados nos arraiais”, explica comandante do DAT, coronel Ernesto França. O descumprimento das medidas pode acarretar em notificação, multa, fechamento das barracas e comércios e apreensão de veículos, materiais e equipamentos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias