VIVA!

Conheça os santos mais famosos do mês de junho

Você conhece a história dos santos juninos Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal?

Santo Antônio- 13 de junho

Considerado o santo casamenteiro na liturgia católica, seu nome de batismo era Fernando Antônio de Bulhões. Nascido em Lisboa, Portugal no dia 15 de agosto de 1195. Santo Antônio era de família nobre e rica, sendo filho único.

Um dos santos católicos mais populares do mundo, Santo Antônio chega ao Brasil com os portugueses, ainda no período da colonização. Em São Luís, a história de devoção começa em 1624, com a construção do Convento de Santo Antônio, hoje localizado no centro da capital.

Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajudava as mulheres a encontrar um marido, em razão da ajuda que dava a moças humildes com um dote e um enxoval, mesmo que seus sermões não fossem específicos para casamentos.

Reza a lenda que, certa vez, em Nápoles, havia uma moça cuja família não podia pagar seu dote para se casar. Desesperada, a jovem – ajoelhada aos pés da imagem de Santo Antônio – pediu com fé a ajuda do Santo que, milagrosamente, lhe entregou um bilhete e disse para procurar um determinado comerciante.

O bilhete dizia que o comerciante desse à moça moedas de prata equivalentes ao peso do papel. Obviamente, o homem não se importou, achando que o peso daquele bilhete era insignificante. Mas, para sua surpresa, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio. Nesse momento, o comerciante se lembrou que outrora havia prometido 400 escudos de prata ao Santo, e nunca havia cumprido a promessa. A jovem moça pôde, assim, casar-se de acordo com o costume da época e, a partir daí, Santo Antônio recebeu – entre outras atribuições – a de “O Santo Casamenteiro”.

« Anterior Próxima »2 / 5
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias