GRATUITA

São Luís recebe etapa estadual da Mostra Sesc de Cinema

O primeiro dia do evento contará com as exibições de curtas-metragens e a presença de alguns criadores das obras. O documentário “Cantiliana e os Herdeiros do Mal de Lázaro”

Cine Praia Grande

“Cantiliana e os Herdeiros do Mal de Lázaro”, “Quem Passou Primeiro Foi São Benedito” e “Os Bem Aventurados” são algumas das obras cinematográficas que farão parte da Mostra Sesc de Cinema que acontece de 22 a 26 de maio com exibição gratuita, no Cine Praia Grande. Os filmes, selecionados no segundo semestre do ano passado, compõem a etapa estadual do projeto, que visa difundir e fomentar a produção audiovisual a nível nacional.

O primeiro dia do evento contará com as exibições de curtas-metragens e a presença de alguns criadores das obras. O documentário “Cantiliana e os Herdeiros do Mal de Lázaro”, com direção de Roberto Augusto Pereira, conta a história de uma mulher vítima de hanseníase, no interior do Maranhão em meados dos anos 40, e resgata, a partir dos depoimentos, o cenário dispensado às pessoas acometidas por essa e outras doenças no Brasil do século XX. O curta integra a programação do dia 23, seguido de “A Vida Louca de Eparina’s Crazy”, “Memória de Ladrão de Almas”, “Casa de Madeira, Chão de Mangue” e outros. As obras audiovisuais, entre curtas, documentários e longas, seguem até o dia 26 de maio, com debate todos os dias após as exibições. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria do cinema.

A mostra também contará com um workshop no dia 25 de maio, com o tema “A produção audiovisual independente e os mecanismos de fomento e registro da Ancine”, que será ministrado por Keyci Martins, das 14h30 às 18h. A produtora e historiadora é radicada em São Luís e já teve suas obras selecionadas em festivais nacionais e internacionais e veiculadas em emissoras de Tv.
Este ano, a Mosta Sesc de Cinema traz um recorte de 14 obras da produção audiovisual maranhense, com o intuito de movimentar a economia local, a cena cultural e apresentar novos artistas ao mercado.

O projeto

A Mostra Sesc de Cinema é dividida em duas etapas: estadual, abarcando as cinco regiões do país (Norte, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste) e nacional. Busca promover discussão e intercâmbio entre os realizadores, público e críticos, e por isso, torna-se um canal de fomento no processo de valorização e promoção pública, visto que em todo o Brasil há artistas de diversas gerações realizando filmes de forma independente. Além disso, contribui para o desenvolvimento em geral, ao mesmo tempo em que permite o mapeamento de seus agentes e da produção artística e cultural nacional, nas diversas esferas de atuação.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias