PADROEIRA DO BRASIL

Imagem peregrina de Aparecida se despede do Maranhão

O mês de maio é dedicado à Nossa Senhora, representação divina de Maria, mãe de Jesus Cristo, e que na religião católica tem diversas nomenclaturas, de acordo com suas aparições aos devotos, como Nossa Senhora de Fátima, do Carmo ou de Guadalupe

Foto: Reprodução

Em duas celebrações religiosas, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida estará disponível para visitação de fiéis no Carmelo de São José, no bairro Santo Antônio, e na Igreja Matriz da Paróquia São João Calábria, no Jardim América. Após estes dois momentos, a imagem seguirá para o Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, de onde será levada novamente para o estado de São Paulo.

O mês de maio é dedicado à Nossa Senhora, representação divina de Maria, mãe de Jesus Cristo, e que na religião católica tem diversas nomenclaturas, de acordo com suas aparições aos devotos, como Nossa Senhora de Fátima, do Carmo ou de Guadalupe. No Brasil, uma aparição em especial da Virgem Maria surgindo do Rio Paraíba na cidade de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, deu origem à padroeira do Brasil Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ou como é conhecida, Nossa Senhora da Aparecida. A devoção pela santa é compartilhada por milhões de brasileiros e, por isso, a imagem peregrina, réplica da original, que fica na Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, visita diversos estados em eventos religiosos.

Neste ano, a organização da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) realizou o projeto em parceria com diversas ordens religiosas para a peregrinação da imagem por todas as regionais do Brasil. A ação que buscou proporcionar a visita da imagem em congregações religiosas chegou ao Maranhão no dia 05 de abril e percorreu várias dioceses do estado como Zé Doca, Balsas, Grajaú e Imperatriz entre outras.

Devoção Mariana

A peregrinação pelos estados da imagem de Nossa Senhora Aparecida tem o objetivo de também trazer a união a todos os povos, levando os devotos a colocarem-se a serviço do projeto de Deus, seguindo o exemplo de humildade e amor que Maria deixou. No mês em que as homenagens a Nossa Senhora são perpetuadas em todas as comunidades católicas, a despedida da imagem da padroeira do Brasil do Maranhão não poderia ter sido em uma comunidade mais devota.

Segundo conta a história, Padre João Calábria, fundador da Congregação dos Pobres Servos e das Pobres Servas da Divina Providência e santo patrono da Paróquia que despedirá a imagem, era devoto fervoroso de Nossa Senhora, e deixou em seus escritos diversas menções ao poder do intermédio da virgem, considerada como a principal intercessora dos pecadores junto a Deus. São João Calábria deixou ensinamento como: “Sejamos devotos da querida Nossa Senhora, veneremos ela, sobretudo o grande privilégio da sua Imaculada Conceição”.

A representação de Nossa Senhora Aparecida como uma imagem negra tem um significado maior ainda pela luta de igualdade de raças, principalmente em um estado onde a maioria é de negros, como conta a Irmã Maria do Carmo. “Nossa Senhora, por si só, tem essa força dentro da igreja, uma devoção popular muito forte. A imagem de Aparecida tem um caráter especial por se identificar com o povo negro do estado, trazendo força para continuar a luta por novas conquistas, como a questão da dignidade de todos os povos, especialmente da mulher”.

A Irmã Maria do Carmo diz que essa devoção à mãe de Jesus ainda é mantida com muita dedicação pela paróquia, buscando sempre ter a presença dela nas orações dos mais diversos grupos. “Na Paróquia São João Calábria, a comunidade tem uma grande devoção a Nossa Senhora. Todo o dia 13 de cada mês é feita a celebração em homenagem a ela, e tem a presença dos mais diversos grupos, principalmente da juventude que anima o momento. É mais forte em movimentos como a Legião de Maria, até pelo trabalho executado, a presença maior dos idosos, mas em todos os movimentos existe a devoção a ela. Nossa Senhora arrasta em nós essa devoção pela sua simplicidade e humildade”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias