Cinema

Curtas e longas luso-brasileiros serão exibidos no Festival Guarnicê

O 41º Festival Guarnicê de Cinema acontecerá nos dias 09 a 16 de junho deste ano, no Centro histórico de São Luís/MA. Confira os filmes selecionados para a Mostra Competitiva

Produzidos no Brasil e em Portugal, 38 curtas e longas-metragens serão exibidos nas mostras competitivas do 41º Festival Guarnicê de Cinema. O evento acontecerá de 09 a 16 de junho deste ano, no Centro histórico de São Luís/MA. Aberto ao público, o festival é uma realização da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce), com apoio de organizações públicas e empresariais.

A Mostra Competitiva Nacional de Curtas terá 18 filmes, de Portugal (Lisboa) e dos estados brasileiros de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão e Santa Catarina. A Competitiva Nacional de Longas terá seis produções do Distrito Federal, Maranhão, São Paulo e Pernambuco. Dois curtas e um longa maranhenses foram selecionados para as competitivas nacionais por sua qualidade técnica e artística notável dos trabalhos selecionados, segundo informaram os curadores.

Dos mais de 400 filmes inscritos, a curadoria do evento, formada pelo cineasta Arturo Saboia; o professor do Curso de Comunicação Social da Ufma, Carlos Benalves; a produtora do Festival Guarnicê, Thais Fonseca Nunes; a diretora do Anima Mundi, Aida Queiroz (RJ), e pelo realizador e produtor cultural Roberval Duarte (RJ), selecionou os  filmes para as mostras competitivas. Vale lembrar que os filmes não selecionados também serão exibidos na programação oficial do Festival, em mostras paralelas e alternativas.

A diretora do Dac/Proexce e a coordenadora geral do festival, Fernanda Santos Pinheiro, destacou que o Guarnicê é o maior evento do cinema nacional no Maranhão. “Nesse ano tivemos um aumento de mais de 50% de longas nacionais e curtas maranhenses inscritos, em relação ao ano passado. Os filmes selecionados pela curadoria são produções de altíssimo nível competitivo. Em breve, vamos divulgar os filmes inscritos que participarão das mostras paralelas e alternativas do 41º Guarnicê”, destacou a diretora.

A Mostra Nacional Competitiva Guarnicê de Filmes Curtas-metragens terá os filmes: Nova Iorque, de Leo Tabosa (PE); O Caso J., de José Filipe Costa (Lisboa/Portugal); Vidas Cinzas, de Leonardo Martinelli (RJ); Torre, de Nádia Mangolini (SP); Romana, de Helen Lopes (TO); O Malabarista, de Iuri Moreno (GO); Eu sou o Super-Homem, de Rodrigo Batista (SP); Meninas Formicida, de João Paulo Miranda Maria (SP); Frequências, de Adalberto Oliveira (PE); O mar de Helena, de Lucas Vasconcelos (RJ); Anil – o desejo de ser cor, de Chico Pithon e Marcos Costa (RJ); Tentei, de Laís Melo (PR); Telentrega, de Roberto Burd (RS); Apenas o Que Você Precisa Saber Sobre Mim, de Maria Augusta V. Nunes (SC); Silêncio, de Felipe Ramires Lucena (RJ); Gerônimo, de Anny Stone (PE); Vento Menino, de Edemar Miqueta (MA) e Walter do 402, de Breno Ferreira (MA-RJ).

A Mostra Nacional Competitiva Guarnicê de Filmes Longas-metragens exibirá os seguintes filmes: Terras Brasileiras, de Dulce Queiroz (DF); Onde Quer Que Você Esteja, dirigido por Bel Bechara e Sandro Serpa (SP); A Moça do Calendário, de Helena Ignez (SP); Organismo, de Jeorge Pereira (PE); Manoel Bernardino: o Lenin da Matta, de Rose Panet (MA) e Ouvidos Calados, de Mauro Baptistella (SP). Vale lembrar que a lista completa dos selecionados e novidades do eventos estão no site www.cultura.ufma.br/41guarnice.

Maranhenses – A Mostra Competitiva Guarnicê de Filmes Maranhenses terá os longas ‘Jangada’, de Luís Mário Oliveira, e ‘No Palco Com Aldo Leite’, de Inaldo Lisboa; e os curtas: Você é Diferente, de George Pedrosa; Um Toque de Aurora, de Aditya J. Patwardhan; José Louzeiro: depois da luta, de Maria Thereza Soares; A Capataz, de Daniel Drummond; Foi-se, de Adriano Pinheiro; Marina, de Taciano Dourado Brito; De Dentro Para Fora, de Manuela Farias; Avesso, de Francisco Colombo; Ao Redor da Musica, de Joaquim Haickel e Markim Araújo; Tristura, de Márcio Dantas Alves da Silva; Almir Valente, de Beto Matuck e curta Não é Permitido Sair Com Flores, de Leandro Guterres.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias