MAIS COMPLETO

São João de Imperatriz terá semana inteira de programações

O investimento é um anseio antigo da comunidade cultural. Gestores, ativistas e grupos culturais já tinham o interesse de levar o evento para outras cidades maranhenses, e Imperatriz foi escolhida como projeto piloto

Foto: Reprodução

Entre os dias 23 e 30 de junho deste ano, Imperatriz será palco de uma das maiores festas culturais do Estado, o São João de Todos. E desta vez com uma semana inteira de programação oficial do Governo do Maranhão.

O governo do estado já vinha apoiando o São João de Imperatriz e dezenas de cidades do interior maranhense por meio de parcerias e investimentos. Mas desta vez o município vai receber uma festa muito maior e mais completa, assim como na capital.

“Para gente, é uma vitória para a cultura e um avanço inovador. E principalmente uma comprovação que de fato é um Governo de Todos e para todos”, comemora Neto de Azile, presidente do Conselho Estadual de Cultura. “Quando a gente expande as ações e respeita o diálogo cultural com os fazedores de culturas mais distantes, começamos então a construir o São João como fomento à diversidade cultural”, completa.

O investimento é um anseio antigo da comunidade cultural. Gestores, ativistas e grupos culturais já tinham o interesse de levar o evento para outras cidades maranhenses, e Imperatriz foi escolhida como projeto piloto. “Nós estamos concretizando nossa meta de descentralizar as ações. É um grande desafio reafirmar a territorialidade de nossa cultura maranhense, dentro de uma região que, por conta da geografia, se distancia muito de nossas tradições mais fortes”, diz a secretária adjunta de Cultura, Vanessa Leite.

A festa terá atrações regionais da Região Sul e cidades circunvizinhas, além de grupos de artistas da capital e atrações nacionais.

Mostra Competitiva

Outra novidade é a mostra competitiva de quadrilhas juninas, que será a primeira na história do São João de Todos, além de uma disputa de prêmios nunca oferecidas. “Em relação à mostra competitiva, nós vemos um ponto muito positivo para os nossos grupos, porque a gente consegue de fato alcançar a visão do Governo. Hoje nós vemos essa parceria bem sólida. Temos conversado muito com a Sectur, que tem nos abraçado para poder também levantar nossa causa, nosso movimento”, afirma o presidente da Federação das Quadrilhas Juninas do Maranhão (Fequajuma), Maurício Monteiro. Os grupos se inscreveram na competição por meio de edital foram selecionados nesta semana pela Secretaria de Estado da Cultura (Sectur) em Imperatriz. Eles disputarão os seguintes prêmios:

1º lugar 1 carro 0km ou 25mil reais.
2º lugar 2 motos ou 18 mil reais
3º lugar 1 moto ou 10 mil reais

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias