LEITURA

10 dicas de livros infantis para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil

Hoje é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil. Para incentivar o hábito nas crianças, destacamos dez obras para começar com os pequenos

Por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), desde 1967 se celebra anualmente a leitura e a literatura para crianças e jovens, sempre a 2 de abril, no dia de aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

Este ano, a convite do IBBY, a mensagem é assinada pela escritora letã Inese Zandere, que versa sobre a importância da leitura, seja de contos de fadas ou de poemas, para os mais novos construírem uma ideia do que os rodeia.

“Um livro é um mistério onde se pode encontrar algo que não se procurava ou que não estava ao nosso alcance. Aquilo que os leitores de uma certa idade não conseguem compreender, permanece na sua consciência como uma impressão, e continua a atuar mesmo quando não o compreendem totalmente”, escreveu a autora. Vocês sabem que a leitura na infância é uma prática muito importante, pois reflete no futuro dos pequenos. Diversas pesquisas já apontaram que o contato com os livros promove o melhor aprendizado, melhor pronúncia das palavras e comunicação em geral, além de desenvolver a criatividade e proporcionar a aquisição de conhecimentos.

Mas quando vamos comprar algum livro para as crianças, são tantas as opções que ficamos perdidos! Por isso, hoje trouxemos dicas dos livros infantis mais bem conceituados para crianças de 1 a 8 anos! São diversos títulos que contam com rimas, ilustrações e histórias muito legais.

O sonho de Vitório

A partir de 1 ano

Este livro traz somente as ilustrações da Veridiana Scarpelli. É sobre a história de um porquinho que passa por diversas aventuras após mergulhar em uma poça d’água. Com as imagens, a ilustradora faz a criança conhecer todos os sonhos de Vitório e, ao mesmo tempo, se identificar com eles.

A caraminhola da minhoca

A partir de 2 anos

A Caraminhola da Minhoca, de Blandina Franco, é um livro com muitas figuras e frases curtinhas. É uma historinha de duas minhocas que se encontram para conversar, mas uma delas não quer papo. Cheio de ironias e diversão, traz uma lição muito importante!

A noite dos bichos

A partir de 3 anos

Este é um livro diferente e muito legal! Ele tem algumas transparências que, quando sobrepostas às ilustrações, criam imagens mágicas que conversam com a história! A obra é de Julia Wauters.

Carona na vassoura

A partir de 3 anos

Tem coisa mais gostosa do que história rimada? O Carona na vassoura, de Julia Donaldson e Axel Scheffler, tem este formato. Ele conta as aventuras de uma bruxa sorridente! Divertidíssimo!

A fome do lobo

A partir de 4 anos

Conta a história de um lobo faminto que saiu para caçar outros bichos da floresta. Mas naquele dia, os animaizinhos se reuniram para escapar da fera, mostrando que a união faz a força! Este livro da Cláudia Maria de Vasconcellos passa uma mensagem muito bonita!

Ou isto ou aquilo

A partir de 4 anos

Um dos livros mais deliciosos que eu conheço. É um clássico de Cecília Meirelles, que eu li durante a minha infância e que fico super feliz em passar para os meus filhos. É uma obra de poemas deliciosos sobre o universo infantil!

Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo

A partir de 5 anos

As ilustrações são assinadas por William Joyce, que trabalhou em filmes da Disney/Pixar. É história de um menino chamado Modesto Máximo que todos os dias escrevia os seus momentos felizes e tristes. Até que o vento soprou e embaralhou tudo! Muito divertido!

Dois fios

A partir de 6 anos

Dois fios revela os costumes diários de Mussa, um garotinho africano que mostra as paisagens da África para os passageiros de seu trenzinho de papelão. Muito lindo e traz bastante conhecimento para os pequenos! O autor é Pep Molist e as lindas ilustrações são de Emilio Urberuaga.

Contos de princesas

A partir de 7 anos

Uma compilação das mais famosas histórias de princesas que conhecemos! Existem vários livros com o tema, mas o diferencial deste é a adaptação das historinhas e as lindas ilustrações, que são realmente espetaculares, feitas por Wendy Jones e Su Blackwell.

Visita à baleia

A partir de 8 anos

Uma obra muito interessante, pois é recheada de sensações e reflexões do protagonista. A situação é que seu pai conta que há uma baleia na cidade, porém, onde ele mora não existe mar. As ilustrações são poéticas e o livro é cheio de sensibilidade. Lindo! É do Paulo Venturelli.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias