CAPRICHOSO X GARANTIDO

Os Foliões levam Boi-bumbá para Passarela

Segundo o diretor de Os Foliões, Willian Moraes, o bloco homenageia os bois Caprichoso e Garantido, de Parintins, cuja origem está diretamente ligada ao Bumba meu Boi

Foto: Reprodução

São Luís e Parintins estão em festa no carnaval 2018. Conhecidas pelas belezas e riquezas culturais, as duas ilhas estão também unidas pela alegria e pela folia, que pulsa num só movimento, e agora ainda mais fortemente ligadas pela música, pelo ritmo, pela paixão e pelo amor. Para celebrar esta união, o bloco tradicional Os Foliões, homenageia a terra do boi-bumbá.

Segundo o diretor de Os Foliões, Willian Moraes, o bloco homenageia os bois Caprichoso e Garantido, de Parintins, na Amazônia, cuja origem está diretamente ligada ao bumba meu boi do Maranhão. E esse intercâmbio cultural não ficará somente no período carnavalesco. Ao longo do ano, artistas de Parintins e Manaus virão a São Luís administrar cursos e oficinas, bem como o bloco irá se apresentar na terra do boi-bumbá. Os contatos estão feitos com ambas as agremiações e o governo do estado do Amazonas.

Willian Moraes explicou à equipe de O Imparcial que os grandes tambores do Maranhão ecoaram pelas noites de São Luís para celebrar o encontro do bumba meu boi com o dois grandes maiores representantes do boi-bumbá. E que o bloco Os Foliões traz para este carnaval a união das culturas amazônicas, tendo a figura do boi como personagem principal. “O tema será Sou Foliões, Sou Caprichoso, Sou Garantido. Na passarela, vem bumbar comigo, do carnavalesco Dew Rodrigues. O desfile será uma verdadeira festa da arte amazônica, unindo o bumba meu boi do Maranhão ao boi-bumbá do Amazonas, tendo esse enredo criado também por maranhenses. As duas ilhas da alegria estarão ainda mais unidas e em festa: São Luís e Parintins, Upaon-Açu e Tupinambarana”, disse Willian Moraes.

O diretor acrescentou ainda que três composições destacam-se na grande ópera ao ar livre que o bloco Os Foliões realizará no carnaval 2018, homenageando o Festival de Parintins. A primeira é da premiada dupla do carnaval maranhense Josias Filho e Luzian Filho, que ressalta a grandiosidade do bumba meu boi e do boi-bumbá. A segunda leva a assinatura dos compositores Gilvan Mocidade, Zé Lopes e Godinho, que homenageia os encantos da Amazônia. E a terceira composição de autoria de Gigi Moreira e Gilvan Mocidade, que descreve muito bem a explosão de ritmos dos festivais de São Luís e Parintins. “Caprichoso e Garantido são os guardiões da Amazônia, que encontram-se sempre numa arena encantada para se defrontar em uma fantástica batalha de sonhos, de cores, de toadas que nos levam a transcender e tocar o infinito. E é esta beleza que queremos mostrar para os maranhenses”, disse Willian Moares, afirmando que o trio de intérpretes do Bloco Os Foliões – Jotha Júnior, Ivan Coracinha e Tunay Moura – está afinadíssimo para as apresentações na semana de carnaval.

Para acompanhar de perto as apresentações do Bloco Os Foliões, artistas amazonenses e de Rondônia chegam hoje a São Luís. Entre eles, o artesão e coreógrafo manauara Edh Soares, responsável pela confecção e manipulação do famoso Boi Caprichoso e que percorre o Brasil inteiro divulgando a cultura amazonense. Também estará presente na Ilha do Amor, durante a temporada carnavalesca, o artesão, coreógrafo, dançarino e estilista Leandro Sousa, integrante dos quadros de dança do Boi Garantido e de bois de Porto velho. E a dançarina, coreógrafa e Cunhã Poranga Aga Maria, nome de destaque no cenário cultural do Amazonas e de Rondônia.

Prêmios nacionais

Em 2017, o Bloco Os Foliões emplacou três prêmios nacionais, sendo dois do Ministério da Cultura e um da Comissão de Cultura Populares, em reconhecimento aos trabalhos socioculturais da entidade. Além disso, houve o reconhecimento do Sr. Waldete Moraes Corrêa (Cabeça Branca) como mestre da cultura popular brasileira, a exemplo do seu irmão, o saudoso Mestre Walmir, fundador de Os Foliões. O bloco recebeu ainda um prêmio nacional. Dessa vez, foi em São Paulo, pela Associação Brasileira de Qualidade. A premiação foi um reconhecimento aos projetos da entidade em 2017 e será entregue no segundo semestre, no Clube Sírio-Libanês, na capital paulista. Para a Passarela do Samba, Os Foliões levará também um dos maiores atores do Maranhão na contemporaneidade: Domingos Tourinho. Tourinho será um dos amos no grande espetáculo que o bloco apresentará.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias