CASA DO MARANHÃO

Nedilson Machado promove Baile da Tradição nesta sexta

O comando da animação da festa ficará por conta de bandas de marchinhas, bateria e grupos de escolas de samba locais, além das apresentações do grupo Feijoada Completa e do Bloco Jegue Folia

Reprodução

Um resgate do glamour dos antigos carnavais com tom de contemporaneidade. É dessa forma que o jornalista e colunista social Nedilson Machado descreveu a 1ª edição do Baile da Tradição, que acontece hoje, 9, a partir das 21h, na Casa do Maranhão, no Centro Histórico de São Luís. O comando da animação da festa ficará por conta de bandas de marchinhas carnavalesca, bateria e grupos de escolas de samba locais, além das apresentações do grupo Feijoada Completa, do cantor Herton Rá e do Bloco Jegue Folia. O Baile da Tradição conta com o apoio do Governo do Estado.

De acordo com Nedilson Machado, o Baile da Tradição trata-se de um evento cultural que tem a finalidade de realizar um baile pré-carnavalesco nos moldes tradicionais, com o estímulo do uso de fantasias e execução de músicas de carnaval, como marchinhas e sambas-enredos de escola de samba. Os ingressos e bebidas do citado evento serão vendidos a preços populares, de forma a permitir a participação do maior número possível de foliões. A decoração temática da festa será assinada por Roberval Braga. “Com o declínio dos clubes sociais, os bailes de carnaval em salões foram perdendo espaço na programação carnavalesca de São Luís do Maranhão. Agora é chegada a vez de realizar eventos que resgatam essa tradicional festa cultural maranhense, apresentando na sua programação temas e motivações que nos remetam aos bons tempos de outrora. Fofões, pierrôs, colombinas, máscaras, confetes e serpentinas devem voltar a dar o glamour aos nossos bailes de carnaval”, explicou Nedilson Machado.

O jornalista acrescentou ainda que será uma forma de promover um baile tradicional de carnaval onde todos podem curtir uma grande festa com variadas atrações em um espaço físico seguro e bem adequado a um evento familiar, abrigando diversidade de públicos. “Será uma grande oportunidade para quem gostar de brincar carnaval colocar a sua fantasia e se divertir. A ideia é fazer com que as pessoas extravasem a sua alegria em um ambiente seguro e com uma boa localização”, disse Nedilson Machado.

O Baile da Tradição será animado pelo Bloco Jegue Folia. A brincadeira, que nasceu no carnaval de 1996 e foi fundada por um grupo de irmãos, cunhados, amigos e amantes do carnaval, desiludidos com a trajetória do carnaval de rua de São Luís, promete deixar ninguém parado. A grande aposta do bloco para o carnaval de 2018 são as músicas com uma pegada caribenha para contagiar os foliões.

Segundo Raimundo Campos, fundador e coordenador do Jegue Folia, o repertório está bem para cima, animado, marcado pela mistura de músicas clássicas, canções com músicas atuais, ao som de muita lambada, reggae, merengue e outros ritmos para dançar coladinho. A banda do Jegue é formada por 13 instrumentistas. Os vocalistas são Erlanes Duarte, Fernando Boat e Érick Silva, que vão fazer um passeio por antigos e novos sucessos, como a música Jegue Caribenho, de autoria do compositor Erivaldo Gomes.

Axé music e muito samba

Quem também vai levantar a galera com a sua energia é o cantor maranhense Herton Rá. Com quatro anos de carreira, Herton Rá preparou para temporada carnavalesca um repertório bastante diversificado, onde o cantor faz um passeio pelos maiores sucessos do axé music, passando por hits do momento, além de sambas e músicas do carnaval maranhense. “Será uma noite bastante animada e para cima. Vamos cantar os sucessos do momento que estouraram, além de viajar pelos clássicos da música baiana e do carnaval brasileiro até chegar às músicas maranhenses”, disse o cantor, que está com oito shows agendados para o interior do estado.

A noite também será de muito samba com o grupo Feijoada Completa, que vem se destacando na cena do samba no Maranhão. Fundado em 2013, o Feijoada Completa fará uma grande roda de samba, passeando pelos grandes clássicos do samba de raiz. Ao longo destes quase cinco anos, o grupo Feijoada Completa realizou inúmeros shows e subiu no palco ao lado de artistas nacionais, como Mariene de Castro, Toninho Gerais, Mestre Monarco, Moisés Marques, Naninha da Vila, Serginho Meriti, Tais Macedo, Edua Kriger, Júlio Estrela, Marquinhos Pqd, Marquinhos Sathan, além das cantoras maranhenses Flávia Bettencourt e Tássia Campos. O caldeirão dessa feijoada é constituído pelos tradicionais ingredientes do samba e também da musicalidade brasileira, como baião, xote, maracatu, carimbó e outros. Ritmos regionais como bumba meu boi, cacuriá, tambor de crioula, tambor de mina e outros estão no repertório do grupo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias