"10, nota 10!"

Maranhão é o enredo bicampeão do Carnaval Paulista

A campeã do carnaval paulista só foi conhecida no último quesito desempate. Até então 3 escolas estavam empatadas na liderança

Foto: Reprodução

“Eu acredito”, essa era o coro na quadra da Tatuapé durante a apuração dos quesitos. A tarde foi de emoção e apreensão na escola da Zona Leste de São Paulo. Em uma disputa acirrada, o título só ficou conhecido na última nota do último quesito desempate, Alegoria. Durante toda  apuração, a Tatuapé só recebeu nota 10 e apenas uma nota 9,9 no quesito samba-enredo.

O momento foi de extrema emoção. Empatada com a Mocidade Alegre, Mancha Verde e Tom Maior, a decisão foi levada aos critérios de desempate. Um sorteio horas antes definiram os quesitos mestre-sala porta bandeira, harmonia e alegoria seriam usados caso houvesse um empate.

Foto: Reprodução

Ao final, as escolas Unidos do Peruche e Independente foram rebaixadas para o grupo de acesso. Na noite também foram conhecidas que irão subir para o grupo de elite do carnaval paulista: Águia de Ouro e Colorado do Brás.

Neste Carnaval a Acadêmicos do Tucuruvi desfilou, porém não foi avaliada. A pouco mais de 1 mês antes do desfile, a quadra da escola da Zona Norte foi atingida por um incêndio que acabou consumindo 70% das fantasias. Mesmo assim, conseguiu realizar carnaval magnífico sobre os museus ao redor do mundo.

Uma bossa que encantou o Brasil

Foto: Reprodução

Em 2018 a Acadêmicos do Tatuapé homenageou as belezas e encantos do Maranhão. Num desfile que prezou pela tradição, a escola encantou quem estava na avenida com o acabamento das fantasias e alegorias. Durante o desfile não houve nenhum incidente, o que permitiu a Tatuapé passar tranquila no Sambódromo do Anhembi.

A comissão de frente abriu os trabalhos mostrando as influências europeias de São Luís. Homens com asas de pássaros reverenciavam o encontro dos índios com os Franceses. Logo após Caravelas navegaram pelo Anhembi, relembrando a dificuldade de colonizar as terras Maranhenses. Carros Alegóricos gigantescos mostravam a história a fauna e flora do Estado. Lendas históricas foram materializadas com imagem horripilantes no terceiro carro. Ao final, São José de Ribamar abençoou o desfile da escola.

Mas foram as paradonas que mais chamaram atenção. Quando a bateria silenciava, o canto do samba-enredo ecoava pela avenida. Bossas de reggae ajudaram a dar uma magia maior ao samba, que foi considerado pela mídia um dos melhores do carnaval paulista.

 Uma escola em ascensão

Foto: Reprodução

A Acadêmicos do Tatuapé foi fundada em 1952. Após 5 anos no Grupo de Acesso, a escola da Zona Leste, voltou para a elite do carnaval paulista em 2012, após conquistar a vice-liderança. Mas só em 2016 que ela conquistou o vice-campeonato, seguido no ano seguinte pelo titulo de campeã do carnaval.

2018 foi também um ano de estreia para Wagner Santos. Um dos carnavalescos mais prestigiados, Wagner é maranhense e tem no currículo vice-campeonatos importantes pelas escolas a qual passou. Com 8 anos de Tucuruvi, Wagner aceitou o convite para trabalhar na Tatuapé neste ano.

Leia a letra do Samba da Tatuapé

Samba Enredo 2018 – Maranhão: Os Tambores Vão Ecoar Na Terra da Encantaria

Viva São José

Venha me valer

Ilu ayê ô ilu ayê

Tatuapé numa linda procissão

Canta sua história, oh Maranhão!

 

No mar! Foi no balanço do mar

Que o sonho aportou na ilha da magia

Lá tem palmeira onde canta o sabiá

O sol namora a beleza do lugar

Cenário de poesia

Tantas batalhas nesse torrão

Herança de luta, cultura e amor

Ôôôô, o negro tanto clamou

A liberdade aos pés do senhor

 

Ô luar, ô luar

Deixa a gira girar, crioula

Hoje tem canjerê, feitiçaria, ô

Jêje-nagô, kaô meu pai Xangô

Ê, tem cantoria! Eita povo festeiro!

Teu folclore é tradição

Ê, chora viola

Preta velha conta história

E lendas desse chão

Ô, quebra o coco Iá Iá

Matracas vão embalar

Bumba-meu-boi, meu cazumbá

Ouvindo reggae do bom

É carnaval vem curtir esse som

É emoção, o meu pavilhão vai girar

Na terra da encantaria

Os tambores vão ecoar

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias